O Porto Santo e a costa norte da Madeira estão sob aviso laranja para agitação marítima na sexta-feira, divulgou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertando para a possibilidade de ondas de 12 metros. De acordo com o IPMA, o aviso vigorará entre as 3h e as 13h de sexta-feira, estando previstas ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir entre 10 e 12 metros de altura máxima.

A costa norte da Madeira estará ainda sob aviso amarelo para agitação marítima entre as 15h de quarta-feira e as 3h de sexta e também sob aviso amarelo, mas devido ao vento, com rajadas previstas de 70/80 quilómetros por hora (km/h), entre as 12h de quarta-feira e as 12h de sexta-feira.

As regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso amarelo para vento entre as 10h de quarta e as 12h de sexta-feira, com rajadas até 90/110 km/h. O vento vai afetar também a costa sul, com rajadas até 70/80 km/h entre as 11:00 de quarta-feira e as 12h de sexta-feira.

A ilha de Porto Santo, além do aviso laranja para agitação marítima, estará sob aviso amarelo pelo mesmo motivo entre as as 15h de quarta-feira e as 3h de sexta-feira, com ondas de quatro a cinco metros, e sob aviso amarelo devido ao vento, com rajadas até 70/80 km/h.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Capitania do Funchal recomenda que embarcações fiquem nos portos de abrigo

A capitania do Porto do Funchal emitiu avisos de mau tempo e vento forte para a orla marítima da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, pode ler-se nos dois comunicados emitidos pela autoridade marítima regional, que têm por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA.