O novo presidente do parlamento dos Açores, o social-democrata Luís Garcia, reconheceu esta terça-feira o “quadro político complexo” na região, pedindo que executivo, partidos e deputados estejam disponíveis para o diálogo e “consenso”.

Estarei particularmente vigilante quanto a atos e atitudes que contrariem o propósito de prestigiar o órgão maior da nossa autonomia, ou queiram retirar-lhe o lugar, a centralidade ou as competências”, declarou Luís Garcia.

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores falava depois da tomada de posse do XIII Governo Regional, composto por elementos de PSD, CDS e PPM. Para Luís Garcia, a nova legislatura deverá ter avanços na reforma da autonomia, sendo que não pode ser ignorada a presidência portuguesa da União Europeia, que decorrerá no primeiro semestre de 2021.

Da Região Autónoma dos Açores espera-se que seja proativa no aprofundamento das relações com as outras regiões europeias, que, tal como nós, lutam diariamente para se fazer ouvir no seio de uma Europa muitas vezes surda aos apelos da lonjura e da ultraperiferia”, disse.

O novo Governo Regional dos Açores, formado por PSD, CDS e PPM, e liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse perante a Assembleia Legislativa da região, na cidade da Horta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR