O deputado social-democrata Pedro Nascimento Cabral foi esta quarta-feira eleito líder parlamentar do PSD/Açores e João Bruto da Costa, Rui Espínola e Jaime Vieira foram os nomes escolhidos para vice-presidentes da bancada.

A nova direção do grupo parlamentar do PSD no parlamento açoriano foi eleita com 86% votos dos deputados.

A bancada social-democrata conta, assim, com a presidência do advogado Pedro Nascimento Cabral, que tem como vice-presidentes o também advogado João Bruto da Costa, o professor Rui Espínola e Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.

Os deputados Marco Costa e Elisa Sousa foram eleitos secretários do grupo parlamentar.

O novo Governo Regional dos Açores, liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, tomou posse esta terça-feira, e integra, além do PSD, o CDS-PP e o PPM.

Na semana passada tomaram já posse os novos 57 deputados eleitos nas eleições regionais de 25 de outubro, tendo também sido eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa, o social-democrata Luís Garcia, da ilha do Faial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a entrada em funções, o novo executivo tem agora até 10 dias para entregar à Assembleia Legislativa o programa de Governo.

O novo Governo Regional dos Açores integra 10 secretarias regionais e uma subsecretaria, além da presidência e da vice-presidência.

O novo executivo de coligação deixará de ter uma secretaria para a Solidariedade Social, área que passa para a vice-presidência, e passará a ter uma secretaria específica para as Finanças e outra para o Emprego.

A Cultura, Ciência e Transição Digital têm também uma secretaria, enquanto Transportes e Turismo ficam concentrados na mesma tutela.

O Governo tem ainda um subsecretário regional da Presidência, que tutelará os assuntos parlamentares e relações externas.

Antigo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro é licenciado em Direito, foi assessor nos governos de Mota Amaral (antes de o PS assumir o poder há 24 anos) e líder da bancada parlamentar do PSD.

A vice-presidência do executivo açoriano e a Secretaria Regional do Ambiente são entregues ao CDS-PP, enquanto o PPM fica com a pasta do Mar.

O líder regional centrista, Artur Lima, médico dentista e deputado regional desde 2005, é o vice-presidente do XIII executivo açoriano.

O PS venceu as eleições legislativas regionais, no dia 25 de outubro, mas perdeu a maioria absoluta que detinha há 20 anos, elegendo 25 deputados.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL).