A Jato publicou os dados relativos às vendas de veículos novos na Europa, em Outubro, e foi sem surpresa que o VW Golf continuou a ser o modelo preferido dos automobilistas do Velho Continente. Com 27.530 unidades, o modelo alemão liderou o ranking, à frente do Renault Clio (22.588), Opel Corsa (21.220), Peugeot 208 (19.130), Fiat Panda (19.046), Renault Captur (18.436), Toyota Yaris (17.671), Peugeot 2008 (17.420), Skoda Octavia (17.216) e Citroën C3 (16.298).

Os dados revelam que a VW lidera com o Golf o segmento C, o dos compactos, com a Renault a ser quem mais vende nos segmento B (utilitários, com o Clio) e B-SUV (Captur). A Fiat chama a si o segmento A, o dos citadinos, onde o Panda é o mais procurado.

Entre os veículos eléctricos, no 10º mês do ano foi a VW que liderou pela primeira vez, com o ID.3 (10.475 unidades), à frente do Renault Zoe (9778), Hyundai Kawai (5261), Kia Niro (3868), Peugeot e-208 (3757), Smart ForTwo (2829), BMW i3 (2744), Opel Corsa-e (2616), Mini Cooper SE (2432) e Nissan Leaf (2247).

A batalha entre os híbridos plug-in sorriu ao Mercedes Classe A (4209), ultrapassando o Volvo XC40 (3728), VW Passat GTE (3606), BMW Série 3 (3597), Audi Q5 (3565), VW Golf GTE e eHybrid (2902), Renault Captur E-Tech (2872), Mercedes Classe E (2152), Volvo XC60 (2088) e Mercedes GLC (2007).

O mercado dos híbridos e dos mild-hybrid continua a ser dominado pela Toyota, que chama a si os dois primeiros lugares do ranking, com o Yaris (13.338) e Corolla (9728). De seguida, surgem o Fiat Panda (9611), Ford Puma (9054), Fiat 500 (7420), Toyota C-HR (7359), Toyota RAV4 (6744), Suzuki Swift (5226), Ford Focus (4398) e Suzuki Ignis (4374).