Uma campanha de crowdfunding da televisão do Ruanda Afrimax já conseguiu angariar cerca de 2.200 dólares para ajudar a família de Zanziman Ellie, um jovem de 21 anos com microcefalia. Nasceu numa pequena aldeia de Ruanda depois de a mãe ter pedido a Deus um filho “mesmo que fosse fora do normal”.

Antes de o jovem Ellie nascer, a sua mãe já tinha perdido cinco filhos. Num “ato de desespero” pediu a Deus que lhe desse um filho “fora do normal ou com incapacidades, desde que não morresse”. O “bebé milagre”, como a mãe lhe chama, viria a nascer nove meses meses depois, conta a reportagem Born Different da Afrimax. Apesar de ter nascido com microcefalia — um distúrbio neurológico no qual o cérebro do bebé não se desenvolve completamente — a mãe diz que é “um presente vindo do céu”.

Ellie tem 21 anos e nunca foi à escola devido aos seus problemas de desenvolvimento: não sabe falar nem comunicar com outras pessoas, apesar de a mãe acreditar que ele consegue ouvir o que ela lhe diz. Além disso, a aparência fora do comum devido à sua condição neurológica, faz dele um “alvo fácil” para as crianças da aldeia gozarem com ele.

Para fugir dos bullies, costuma subir às árvores e corre cerca de 230 quilómetros por semana. Todas as noites a mãe tem que o perseguir para que não fique sozinho nos campos.

[Este artigo foi editado para retirar a imagem do jovem e as referências a alguns dos insultos que lhe são feitos.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR