A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) disse esta quarta-feira que a capacidade do hospital de Santa Luzia está “estável”, após a transferência de oito doentes para a unidade de retaguarda de Viana do Castelo.

“A capacidade está estável. Já esteve pior. Hoje de manhã, a situação estava bem, mas a evolução da doença é sempre imprevisível. Nesta altura, há vagas quer na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), quer na enfermaria destinada aos doentes Covid”, afirmou à agência Lusa Franklim Ramos.

O presidente do conselho de administração da ULSAM destacou a importância da abertura, na quinta-feira, da Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo, e que atualmente acolhe oito doentes.

“As transferências de doentes para a EAR estão a ajudar-nos porque estão a libertar camas. Deixam-nos mais confortáveis, com uma reserva de camas para podermos trabalhar melhor, e sem necessidade de abrir mais camas [para doentes infetados pelo novo coronavírus]”, explicou Franklim Ramos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Em circunstâncias normais, já estariam em casa, caso tivessem apoio familiar ou outro apoio social”, referiu.

Contactado pela Lusa, o presidente da comissão distrital da proteção civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, adiantou que os primeiros cinco doentes foram internados no sábado, sendo que esta quarta-feira a EAR acolhe oito pessoas.

Na quinta-feira, na abertura daquele espaço, Miguel Alves adiantou que a EAR tem 30 camas preparadas, mas pode crescer até às 120 camas.

“No limite, se tivéssemos uma situação de absoluta rutura, de catástrofe, que não prevemos, o espaço está preparado para acomodar 200 pessoas”, sustentou o socialista, que é também presidente da Câmara de Caminha.

A EAR foi instalada em abril pela Câmara de Viana do Castelo.

Inicialmente esteve prevista a sua desativação no final de outubro, mas, entretanto, a Câmara de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) decidiram prolongar o seu funcionamento devido ao aumento de casos de Covid-19 na região.