A Câmara de Vieira do Minho, no distrito de Braga, anunciou esta quarta-feira que, para proporcionar “um Natal mais seguro”, disponibiliza gratuitamente aos emigrantes que regressem ao concelho a realização de um teste para deteção do novo coronavírus.

Em comunicado na sua página da Internet, a autarquia explica que “vai oferecer a possibilidade de testar gratuitamente, com testes de antigénio (com zaragatoa), todos os emigrantes que o solicitem no dia da chegada” a Vieira do Minho, concelho atualmente considerado de risco extremamente elevado.

“Considerando o atual estado pandémico, provocado pela Covid-19, o município de Vieira do Minho quer proporcionar aos vieirenses e aos nossos emigrantes um Natal mais seguro”, lê-se.

As marcações dos testes devem ser feitas através do Serviço Municipal de Proteção Civil.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.482.240 mortos resultantes de mais de 63,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.645 pessoas dos 303.846 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O país está em estado de emergência desde 9 de novembro e até 8 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo, e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR