A capitania do Funchal prolongou este sábado o aviso de agitação marítima forte para o mar do arquipélago da Madeira até às 06:00 de domingo, insistindo que as embarcações fiquem nos portos de abrigo.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, pode ler-se na informação da autoridade marítima regional.

Tendo por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a capitania menciona que na costa norte as ondas podem atingir os seis metros, sendo de dois metros na parte sul da ilha.

Ainda refere que a visibilidade vai ser “boa a moderada” e que o vento, de norte, está previsto ser “fresco a muito fresco, diminuindo para moderado a fresco a partir do meio da noite”.

O IPMA colocou a costa norte e a ilha do Porto Santo sob aviso laranja por causa da situação marítima forte até às 15:00 de domingo, apontando para as previsões de ondulação de norte de cinco a seis metros, “podendo chegar a 10 metros de altura máxima”.

Este aviso passa a amarelo, com ondas de quatro a cinco metros até às 06:00 de segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR