776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sérgio e uma versão diferente de "Quem Quer Ser Milionário" com três perguntas de um milhão (a crónica do FC Porto-Tondela)

Este artigo tem mais de 3 anos

Sérgio Oliveira, Otávio e Marega são três dos jogadores mais influentes do FC Porto. Todos terminam contrato no fim da época. Dragões sofreram novamente três golos mas venceram Tondela (4-3).

O avançado maliano marcou duas vezes e foi muito importante para a vitória dos dragões
i

O avançado maliano marcou duas vezes e foi muito importante para a vitória dos dragões

Miguel Pereira

O avançado maliano marcou duas vezes e foi muito importante para a vitória dos dragões

Miguel Pereira

Esse enorme mundo que é a internet tem praticamente todas as respostas a todas as perguntas possíveis e imagináveis. Até tem, imagine-se, a resposta à questão: “De onde é que vem a expressão pergunta de um milhão de euros?”. Para lá chegar, à resposta, é preciso naturalmente recorrer ao original estrangeirismo. E aí, também de forma previsível, chegamos à conclusão de que o aforismo nasceu nos concursos de cultura geral da televisão. A origem, contudo, estava dividida em duas partes — ou seja, em dois concursos. Assim como em dois países, Estados Unidos e Reino Unido. E para começar a explicação é preciso recuar até à década de 50 do século passado.

Nessa altura, nos Estados Unidos, o concurso “Take It Or Leave It” mudou de nome para “The Sixty Four Thousand Dollar Question”. Porquê? Porque a última pergunta do concurso, em caso de resposta certa, significava para o concorrente um prémio de 64 mil dólares. A partir daí, o programa passou a utilizar o slogan que também era título e que rapidamente passou a significar também uma questão que era difícil e complicada de responder. Quase 40 anos depois, já na década de 90, o original “Take It Or Leave It” foi novamente renomeado e tornou-se o agora bem sucedido “Who Wants To Be A Millionaire” — ou, na versão portuguesa, “Quem Quer Ser Milionário”. Seguindo a lógica do concurso que lhe deu origem, o reformulado programa começou a usar a expressão corresponde ao prémio máximo: e assim nasceu a frase “pergunta de um milhão de libras”, que se tornaram dólares quando o formato estreou nos Estados Unidos e euros quando apareceu na Europa.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

FC Porto-Tondela, 4-3

9.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa)

FC Porto: Marchesín, Manafá, Sarr, Mbemba, Zaidu, Uribe, Sérgio Oliveira (Fábio Vieira, 65′), Otávio (Corona, 83′), Luis Díaz (Nakajima, 65′), Marega (Grujic, 83′), Taremi (Evanilson, 65′)

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Diogo Leite, Toni Martínez, Nanu

Treinador: Sérgio Conceição

Tondela: Niasse, Medioub, Yohan Tavares, Enzo Martínez, Filipe Ferreira (Khacef, 85′), Tiago Almeida (Bebeto, 72′), João Pedro (João Mendes, 72′), Jaume, Pedro Augusto, Rafael Barbosa (Souley, 85′), Mario González

Suplentes não utilizados: Trigueira, Jota, Jaquité, Jhon Murillo, Strkalj

Treinador: Pako Ayestarán

Golos: Zaidu (4′), Mario González (21′ e 74′), Rafael Barbosa (33′), Marega (36′ e 48′), Taremi (56′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Medioub (39′), a Uribe (40′ e 90+3′), a Pedro Augusto (62′), a Evanilson (79′), a João Mendes (79′), a Jaume (82′), a Enzo Martínez (90+1′); cartão vermelho por acumulação a Uribe (90+3′)

Esta semana, o dono da expressão foi Sérgio Conceição. Acusado de ter criticado Pep Guardiola depois do jogo com o Manchester City, alegadamente porque o espanhol apresentou no Dragão uma estratégia defensiva, o técnico dos dragões respondeu na antevisão à receção ao Tondela e lançou um desafio. “Parece que o melhor passatempo para as pessoas é interpretar mal as minhas palavras. Já estive em equipas mais pequenas em que defrontei equipas com orçamentos 30 vezes maiores, fui um treinador que deu importância à missão defensiva. Isso não quer dizer que provocasse anti-jogo. Nunca critiquei um colega meu por jogar com 10 jogadores atrás da linha da bola. Se alguém arranjar uma declaração minha a criticar isso, dou um milhão de euros”, atirou Conceição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este sábado, depois do empate sem golos com o Manchester City que acabou por garantir a passagem do FC Porto aos oitavos de final da Liga dos Campeões, os dragões procuravam voltar às vitórias em casa com o Tondela. No quarto lugar da Liga, atrás do Benfica, do Sp. Braga e do Sporting, o FC Porto estava praticamente proibido de perder pontos nesta fase e recebia uma equipa que ainda só ganhou duas vezes para o Campeonato esta temporada e que não tinha Salvador Agra, expulso na partida anterior. Ainda assim, Sérgio Conceição estava desprovido de Corona, que saiu lesionado contra o City, só fez treino condicionado durante a semana e começava no banco. Assim, saltava Luis Díaz para o onze, tal como Taremi, que voltava à titularidade na frente de ataque ao lado de Marega face à saída de Diogo Leite (e da linha de três centrais) das opções iniciais. Cláudio Ramos, que reencontrava o Tondela depois de se ter mudado para o FC Porto no verão após nove anos ao serviço dos beirões, não estava sequer na ficha de jogo.

Os dragões entraram em campo já a saber que o Sporting tinha empatado, minutos antes, em Famalicão: ou seja, que uma vitória contra o Tondela significava encurtar para quatro pontos a distância para a liderança leonina, para além de que garantia o salto provisório para o segundo lugar, à frente de Sp. Braga e Benfica, ambos com jogos marcados para este domingo. O FC Porto entrou no jogo praticamente a ganhar, com um golo logo aos quatro minutos — Taremi subiu pelo corredor direito, procurou Otávio na faixa central e o brasileiro tirou um adversário da frente para depois assistir Zaidu. O lateral nigeriano, vindo de trás, surgiu a rematar de primeira, abriu o marcador e fez o segundo golo pelos dragões, o primeiro na Liga (4′).

A equipa de Sérgio Conceição poderia ter aumentado a vantagem logo depois, com um remate de Marega que passou ao lado quando Niasse já nem estava na baliza (5′), e ainda viu Taremi atirar rasteiro para uma defesa simples do guarda-redes do Tondela (15′). A partida só tinha um sentido e os beirões mostravam muita dificuldade na hora de esticar o jogo, totalmente encerrados no próprio meio-campo e com receio de cometer erros na transição que oferecessem espaço nas costas da defesa, como aconteceu no lance do golo de Zaidu. Ainda assim, acabou por ser o inverso a procurar nova movimentação no marcador. Sérgio Oliveira perdeu a bola bem dentro do meio-campo adversário, Rafael Barbosa e Mario González desenharam uma tabela simples que deixou Mbemba e Sarr fora da jogada e foi o avançado espanhol, isolado na cara de Marchesín, que atirou em jeito para empatar o resultado no primeiro remate do Tondela na partida (21′).

O FC Porto acusou ligeiramente o golo sofrido e a equipa de Pako Ayestarán apoiou-se no empate alcançado para soltar as amarras e afastar os setores, colocando as linhas mais subidas no relvado e obrigando os dragões a construir a partir de trás. Numa fase de maior apatia do conjunto de Sérgio Conceição, o Tondela chegou mesmo ao segundo golo e colocou-se a ganhar no Dragão: Enzo Martínez cruzou rasteiro a partir da esquerda, González chegou atrasado ao desvio na faixa central mas Rafael Barbosa, ao segundo poste, rematou de primeira para bater Marchesín (33′). A vantagem beirã durou pouco, porém, já que Marega empatou novamente o marcador logo de seguida ao picar a bola por cima de Niasse na sequência de um ressalto depois de um canto (36′).

Os dragões entraram a ganhar, estiveram a perder e foram para o intervalo empatados, depois de uma primeira parte em que a eficácia do Tondela foi suficiente para agitar as águas e obrigar o FC Porto a fazer muito mais do que o aparente jogo tranquilo que se antevia quando Zaidu abriu o marcador. A atuar preferencialmente em 4x3x3, com Taremi na direita, Luis Díaz na esquerda e Marega no eixo ofensivo, era Otávio quem recuava para pegar no jogo e era pelo brasileiro que passava toda a criatividade e imaginação da equipa. O FC Porto estava a ser substancialmente melhor mas precisava de ser demarcadamente melhor para derrotar o conjunto de Pako Ayestarán.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do FC Porto-Tondela:]

Na segunda parte, Sérgio Conceição não fez qualquer alteração e o FC Porto voltou a entrar forte, chegando ao golo ainda antes de estarem concluídos os cinco minutos iniciais depois do intervalo. Sérgio Oliveira, com um toque delicioso de calcanhar, desmarcou Otávio; o médio brasileiro, no corredor direito, tirou um adversário da frente e cruzou rasteiro; na área, Marega dominou e rematou para bisar, colocando os dragões novamente na frente do marcador (48′). O avançado maliano voltava a marcar este sábado, repunha a vantagem do FC Porto mas confirmava principalmente que é um jogador muito mais influente quando acompanhado por dois colegas na frente de ataque, tornando-se mais móvel e solto para aparecer em zonas de finalização.

Aproveitando o desnorte defensivo do Tondela, que foi surpreendido pelo golo de Marega numa fase que era ainda exploratória e onde ainda não tinha deixado claro um rumo para a segunda parte, o FC Porto chegou à goleada e aumentou os números no marcador. Uribe arrancou para dentro da grande área, não foi acompanhado por nenhum defesa adversário e serviu Taremi na perfeição; o iraniano, com um remate forte, fez o quarto dos dragões (56′). Os dois golos da equipa de Sérgio Conceição no arranque da segunda parte, em pouco mais de dez minutos, serviram para descansar os azuis e brancos e abriram a porta ao total domínio dos campeões nacionais em título, com o Tondela a ser frequentemente apanhado em contra-pé nas costas da defesa.

Já depois da hora de jogo, Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez e logo com uma tripla substituição: saíram Luis Díaz, Sérgio Oliveira e Taremi, entraram Nakajima, Fábio Vieira e Evanilson. Pako Ayestarán respondeu pouco depois, ao lançar João Mendes e Bebeto, e o Tondela voltou a mostrar que a eficácia é mesmo a sua maior arma. Numa altura em que parecia que o FC Porto tinha todas as ocorrências controladas, Filipe Ferreira descobriu Pedro Augusto na esquerda, o médio brasileiro cruzou e Mario González, vindo de trás, apareceu a antecipar-se a Sarr para cabecear para dentro da baliza (74′). O avançado espanhol bisou, Sarr voltou a ficar mal na fotografia tal como já tinha ficado no lance do primeiro golo dos beirões e o resultado parecia relançar-se no Dragão.

Até ao fim, Conceição procurou consolidar a equipa com Corona e Grujic mas o FC Porto não conseguiu assentar até ao apito final, permitindo ao Tondela um jogo muito partido e sem alicerces que deixou sempre o resultado em aberto, principalmente depois da expulsão de Uribe por acumulação de cartões amarelos. No último fôlego, eram os beirões quem procurava o empate e Khacef, com um remate muito forte no derradeiro minuto de descontos, viu a barra da baliza de Marchesín impedir o quarto golo da equipa de Pako Ayestarán. Naquele que é desde já o jogo com mais golos na Primeira Liga esta temporada, o Tondela marcou três golos no Dragão (algo que nunca tinha conseguido) mas não evitou a derrota. Já o FC Porto, apesar da vitória que encurta para quatro pontos a distância para o líder Sporting, voltou a sofrer três golos (depois das derrotas com o Marítimo e com o P. Ferreira) e acabou a partida a sofrer. Sérgio Conceição ganhou e muito graças a três jogadores: Sérgio Oliveira, Otávio e Marega. Os três jogadores cujo contrato termina em junho de 2021, no final da presente época, e que são agora as três perguntas de um milhão no plantel do FC Porto.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora