O PS/Madeira estabeleceu como objetivo para as próximas eleições autárquicas de 2021 reconquistar as quatro câmaras que governa na região e reforçar a presença do partido no poder local, afirmou hoje o líder dos socialistas madeirenses.

“Onde o PS governa, governa melhor, pelo que queremos que essa boa governação possa continuar nas câmaras onde já somos poder”, declarou Paulo Cafôfo no encerramento da apresentação do Núcleo Autárquico do partido na região.

O também deputado na Assembleia Legislativa da Madeira salientou que, o partido pretende “reforçar a presença socialista no poder local, apresentando projetos ambiciosos, com candidaturas que possam merecer a confiança da população”.

“O PS tem feito a diferença na governação do poder local. Temos conseguido reduzir as assimetrias sociais e territoriais e temos tido uma maior cidadania, democratização e aproximação aos cidadãos”, vincou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pulo Cafôfo também anunciou que os militantes que estão a exercer cargos de governação são, neste momento, “os únicos candidatos que estão definidos” para próximas eleições autárquicas, nomeadamente no Funchal (Miguel Silva Gouveia), Ponta do Sol (Célia Pessegueiro), Machico (Ricardo Franco) e Porto Moniz (Emanuel Câmara)

O presidente dos socialistas madeirense adiantou que o partido está numa fase de organização, estando agendadas para 11 de dezembro as eleições para as concelhias, estruturas que “terão um papel muito importante para a definição — conjuntamente com a direção — das opções do partido em termos de candidatos e dos projetos políticos”.

“Nós funcionamos muito com ideias, com projetos para cada uma das localidades, concelhos e freguesias e com a credibilidade de pessoas que possam dar o rosto a essas ideias e a esses projetos”, salientou.

Falando sobre o próximo ciclo eleitoral, Paulo Cafôfo enfatizou que “a maioria dos madeirenses são governados localmente pelo PS”, argumentando que o partido tem de “assumir essa força enquanto poder local para poder estar melhor organizado e mais mobilizados”.

Sobre o Núcleo Autárquico, explicou que o objetivo é “dar orientação política aos autarcas, com apoio, consultadoria técnica e formação, de forma a estarem capacitados para melhor exercerem a sua missão e a sua função” e preparar as eleições autárquicas de 2021.

Este núcleo é presidido por Duarte Caldeira, o qual afirmou que é necessário “um PS forte, unido e focado na vitória em 2021”, apontando que deve ter “a ambição de ir mais além, de aumentar o número de eleitos”.

“Este é o nosso caminho, um caminho que não será fácil, mas lá chegaremos”, perspetivou.

Os presidentes dos municípios socialistas na Madeira asseguraram estar “focados no próximo desafio eleitoral, de forma a continuar a matriz de governação de proximidade do PS Madeira, este ano encarada como vital para a resposta aos desafios económicos e sociais atuais resultantes da crise pandémica”.

Todos criticaram a postura do Governo Regional em relação aos municípios governados pelo PS, tendo o presidente da Câmara do Funchal, a principal autarquia da Madeira, Miguel Silva Gouveia, considerado que se ascite “a uma tentativa de genocídio do poder local na Região Autónoma da Madeira”, por parte do executivo insular.

Neste encontro participaram, por videoconferência, o presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Jorge Veloso, e do secretário-geral adjunto do PS, José Luis Carneiro.

Jorge Veloso sustentou ser “urgente a aplicação da lei que transfere competências dos municípios para as freguesias”, destacando que estas autarquias “tomaram medidas extraordinárias, mas também precisam de apoios extraordinários para isso” nesta altura de pandemia.

Por seu turno, José Luís Carneiro, afirmou serem preciso “lideranças políticas transformacionais, com visão, com proximidade, com responsabilidade” para ser possível vencer os “desafios” eleitorais que se avizinham.”