Três SUV híbridos plug-in (PHEV), nomeadamente o Toyota RAV4 Prime, o Mitsubishi Outlander e o Volvo XC40 Recharge T4 foram submetidos à prova do teste do alce pelos suecos da Teknikens Värld, cujo rigor neste tipo de trabalho é reconhecido pelos próprios fabricantes de automóveis. Prova disso é que, na sequência desta bateria de testes, a Toyota comprometeu-se a resolver os problemas que poderão estar na origem do mau comportamento do RAV4 Prime neste exercício. E não é a primeira vez que tal acontece.

No vídeo que serve de teaser para o teste completo, o SUV da Toyota não é poupado a críticas. Mitsubishi e Volvo também falharam, mas não de forma tão “dramática” como o RAV4 se evidenciou pela negativa. Foi “escandalosamente mau”, escreve a publicação. Uma traseira bamboleante, demasiado “solta”, levou a que fosse fácil perder o controlo nas manobras evasivas a ritmos mais acelerados. Tanto assim é que, como é habitual nos testes da Teknikens Värld, houve troca de condutores mas nenhum deles conseguiu um desempenho melhor. Após diversas tentativas, baixando consecutivamente a velocidade (67, 66, 65 e 64 km/h), o Toyota só conseguiu superar a prova com o velocímetro apontado aos 63 km/h – habitualmente, é suposto contornar os cones a velocidades entre os 72 e os 80 km/h, com passagens “limpas”.

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No ano passado, a versão híbrida convencional do SUV médio da Toyota, o RAV4 Hybrid, também teve uma prestação aquém do desejável no teste do alce, tendo a equipa da Teknikens Värld entrado em contacto com o construtor para perceber o que estaria na origem do problema. De acordo com a publicação, a Toyota fez posteriormente ajustes no controlo de estabilidade do veículo e só depois essa versão do RAV4 foi capaz de superar o desafio. Segundo os suecos, a filial local da Toyota garantiu-lhes que essa actualização do software que gere o controlo de estabilidade foi implementada em todos os RAV4 híbridos produzidos para o mercado europeu. Daí o “desapontamento” quando a história se voltou a repetir com a variante PHEV. “Como é possível que isto aconteça em 2020?”, questiona o jornalista. Confrontada com os maus resultados, a Toyota garantiu que vai analisar e corrigir o que está mal, de forma a “garantir que o RAV4 Plug-in Hybrid possa passar no teste do alce da Teknikens Värld”.

O teste do alce permite aferir a resposta do veículo caso o condutor tenha de guinar repentinamente o volante, primeiro para se desviar de um obstáculo inesperado e, depois, para regressar o mais rapidamente possível à sua faixa de rodagem. É, por isso, considerado revelador da segurança oferecida pelo modelo submetido à prova.

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