Uma “doença misteriosa” já provocou a morte a uma pessoa e infetou mais de 470 no estado indiano de Andhra-Pradesh em apenas dois dias. Convulsões, perda de memória, ansiedade, vómitos, dor de cabeça e de costas estão entre os sintomas.

A doença foi detetada pela primeira vez durante a noite de sábado na cidade de Eluru e, no domingo, um homem com 45 anos morreu após ter sido internado com sintomas semelhantes “a epilepsia e náusea”, escreve a AFP. No entanto, só o relatório post-mortem poderá confirmar as causas da morte, uma vez que a vítima já estava recuperada “mas de repente desmaiou”, explica a diretora de saúde pública, Dra. T Geetha Prasadini, ao Hindustan Times.

Nunca tínhamos encontrado um fenómeno tão estranho até agora. Estranhamente, a maioria deles [dos infetados] mostra sinais de recuperação poucas horas após a administração de medicamentos para tratamento sintomático. Mas cada vez mais pacientes estão a ser admitidos no hospital pelos mesmos sintomas ”, disse.

O estado de Andhra-Pradesh é um dos mais afetados pelo novo coronavírus — com cerca de 800 mil casos registados — e, por isso, todos os infetados foram testados ao vírus mas tiveram resultado negativo. Outras análises ao sangue não encontraram nenhuma evidência de outras infeções virais causadas por picadas de mosquito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os médicos especialistas [do All India Institute of Medical Sciences] ainda estão a trabalhar para descobrir a causa desta doença e estamos aguardar os resultados dos laboratórios. Pode ser comida, água ou ar ou alguma outra condição. Mas sabemos que isso era muito localizado, as pessoas afetadas viviam todas na mesma cidade.”, disse Dolla Joshi Roy, delegada de saúde local, citada pelo The Guardian.

Os sintomas incluem convulsões, perda de memória, ansiedade, vómitos, dor de cabeça e de costas. “As pessoas que adoeceram, especialmente as crianças, começaram a vomitar de repente, depois de se queixarem de ardor nos olhos. Algumas delas desmaiaram ou tiveram convulsões”, disse um médico ao jornal The Indian Express, citado pela BBC.

A hipótese de contaminação através da água foi entretanto descartada, segundo o mais recente balanço do jornal Times of India. Os agentes de saúde estão estudar a possibilidade da infeção ser propagada através de outros agentes químicos.

Segundo o mesmo balanço, 157 dos infetados estão a receber tratamento hospitalar e 168 já tiveram alta. A maioria tem entre 20 a 30 anos e reside na cidade de Eluru, mas há também registo de casos em zonas rurais do distrito e em Denduluru, uma vila a cerca de 10 quilómetros do epicentro da doença.

O ministro-chefe de Andhra-Pradesh, YS Jaganmohan Reddy, dirigiu-se esta segunda-feira ao Hospital do Governo de Eluru para visitar as vítimas, depois de o líder do partido da oposição N Chandrabadu Naidu ter afirmado na rede social Twitter que “o incidente pede uma declaração de Emergência de Saúde em Andhra Pradesh”. “É uma vergonha para qualquer governo não conseguir fornecer necessidades básicas como segurança e água própria para consumo”, rematou.