Os atores Flávio Hamilton, Sandra Faleiro e Sérgio Praia venceram a principal categoria do XIII Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA (Gestão e Direitos do Artistas), foi esta quarta-feira anunciado.

No ano em que a Fundação GDA decidiu triplicar o número de distinguidos por categoria, enquanto melhor Ator/Atriz Principal Flávio Hamilton foi premiado pelo desempenho em “Tiago”, realizado por Francisco Manso, Sandra Faleiro pela interpretação de Leonor, em “A Herdade”, de Tiago Guedes, e Sérgio Praia pelo papel em “Variações”, um trabalho de João Maia baseado na vida de António Variações.

A Fundação GDA, que anunciou os prémios ‘online’, decidiu ainda prestar um tributo ao ator Filipe Duarte. Falecido em abril, o ator foi distinguido com o prémio Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação como Fernando Ataíde, amigo e amante de António Variações, no filme “Variações”.

Nesta ocasião aproveitamos para prestar uma sentida homenagem ao trabalho e talento de Filipe Duarte, que nos deixou prematuramente quando estava a atravessar um dos melhores momentos da sua carreira”, afirmou o diretor-geral da Fundação GDA, Mário Carneiro.

Premiados como Melhor Ator/Atriz Secundário foram ainda João Pedro Mamede, pela interpretação de Miguel em “A Herdade”, e Catarina Wallenstein, que deu corpo à personagem Lili, uma artista de cabaret, na longa-metragem “Mar”, de Margarida Gil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na edição deste ano dos prémios de cinema da Fundação GDA foram ainda distinguidos, na categoria Novos Talentos, Igor Regala, pela interpretação de jovem pugislista em “Gabriel”, o primeiro filme de Nuno Bernardo, Beatriz Brás e Ana Vilela da Costa, que deram corpo às personagens de Teresa e Rosa, respetivamente, em “A Herdade”.

Os galardões contemplam um montante de 3.000 euros para os vencedores da categoria de Melhor Ator/Atriz Principal, 2.000 euros para a de Ator/Atriz Secundário, e de 1.000 euros para Novos Talentos.

Devido à pandemia de Covid-19, a edição deste ano dos prémios criados em 2008 decorre, pela primeira vez, sem a habitual cerimónia pública de entrega dos galardões e sem as Jornadas de Trabalho para o Ator que costumam antecedê-la.

A GDA — Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos enquanto a fundação com o mesmo nome visa valorizar o trabalho dos artistas, promover o desenvolvimento humano e cultural destes, bem como protegê-los a nível social.

Este ano, integraram o júri Natália Luíza, Pompeu José e Rita que avaliaram a interpretação de colegas nas produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2019.