Um homem de 48 anos está detido preventivamente pela presumível prática de crimes de abuso sexual de uma filha de 12, no concelho de Tábua, informou esta quarta-feira a Polícia Judiciária.

Os abusos terão começado em abril, durante o confinamento, quando o suspeito ficava em casa com a vítima, enquanto a mãe estava a trabalhar”, disse à agência Lusa uma fonte da PJ.

A rapariga “foi-se submetendo ao silêncio”, cedendo às pressões do suposto agressor, mas “os abusos foram crescendo de gravidade”, o que a levou a contar a situação “a pessoas da sua confiança”, incluindo familiares e, por fim, à própria mãe.

Logo que o assunto foi comunicado à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de Tábua, no distrito de Coimbra, este organismo deu conhecimento à Diretoria do Centro da PJ, com sede nesta cidade, adiantou a mesma fonte policial.

A Polícia Judiciária procedeu à detenção no dia 2, tendo o homem, trabalhador da construção civil, “por vezes desempregado” e sem antecedentes criminais, sido ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Coimbra, no dia 4. O pai da adolescente foi detido “pela presumível prática, reiterada, do crime de abuso sexual de crianças, agravado”.

Em comunicado, a PJ acrescenta que “os factos ocorreram em contexto de proximidade familiar”. Submetido a um primeiro interrogatório judicial, na sexta-feira, o TIC de Coimbra aplicou ao arguido a medida de coação de prisão preventiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR