O Governo da Madeira decidiu esta quinta-feira prorrogar a obrigatoriedade de realização de um segundo teste PCR de despiste à Covid-19 aos viajantes residentes, emigrantes e estudantes que desembarquem nos aeroportos da região.

A realização do duplo teste, aprovada pelo executivo no final de novembro, tinha um período experimental, que terminava às 23h59 de sexta-feira.

A decisão de prorrogação produz efeitos a partir das 00h de sábado e vai vigorar “enquanto perdurar a declaração do estado de emergência em todo o território nacional, mantendo a sua vigência, em caso de declaração de situação de alerta, contingência ou calamidade em todo o território da Região Autónoma da Madeira”, lê-se no comunicado relativo às conclusões da reunião de hoje do Conselho do Governo (PSD/CDS-PP), realizada no Funchal.

O segundo teste PCR de despiste ao SARS-CoV-2 deve ser realizado entre o quinto e o sétimo dias após a realização do primeiro teste. Entre o desembarque e a realização do segundo teste deve ser garantido “o isolamento profilático no domicílio e o integral cumprimento da vigilância e auto reporte de sintomas e das medidas de prevenção da Covid-19”.

De acordo com o último boletim diário, a Madeira contabiliza um total de 978 casos confirmados de infeção por Covid-19, dos quais 715 recuperados e 260 ativos. Há ainda a registar três mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR