A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 4,187 milhões de euros pelos clubes da I e II Ligas de futebol provenientes do fundo de solidariedade da UEFA, para aplicar na formação, anunciou esta quarta-feira o organismo.

Em comunicado, a FPF detalha que os 29 clubes, 13 da I Liga e 16 da II Liga, que não chegaram à fase de grupos das competições europeias, vão receber cerca de 145 mil euros, exclusivamente destinados a investimentos no futebol de formação.

O organismo federativo recorda que este montante se junta aos mais de um milhão de euros disponibilizados para os clubes da II Liga, pela interrupção da competição em 2019/20 devido à pandemia de Covid-19, referente ao fundo que incentiva os clubes na melhoria das condições dos estádios, mas que, excecionalmente, pode ser usado para outros fins.

Em 2019/20, o Benfica disputou a fase de grupos da Liga dos Campeões e chegou aos 16 avos de final da Liga Europa, fase em que FC Porto, Sporting de Braga e Sporting também foram afastados da segunda competição europeia de clube, enquanto o Vitória de Guimarães ‘caiu’ na fase de grupos.

Fora deste fundo de solidariedade ficam também as equipas B.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR