Aos 91 anos, Martin Kenyon transformou-se num verdadeiro sucesso da internet. Estava a sair do hospital de Londres quando foi abordado por um jornalista da CNN que lhe perguntou se por acaso tinha ido levar a vacina contra a Covid-19. E tinha mesmo. Aliás, afirmou Kenyon, a televisão ficou a saber que já tinha levado a primeira dose ainda antes da sua família, que pretende abraçar em inícios de janeiro, mal tenha a imunidade conferida pela vacina.

Martin Kenyon foi das primeiras pessoas do Reino Unido, e do mundo, a receber a vacina. E a sua entrevista à porta do hospital foi logo partilhada milhares de vezes. Foi depois a vez do The Guardian o encontrar jà à porta da sua casa para falar sobre o fenómeno. “As pessoas não têm coisas mais interessantes para fazer?”, respondeu o homem, que diz que a sua principal motivação para combater este “inseto” (nome que dá ao vírus) são os filhos e os netos. Aliás, acrescentou, desde a entrevista que nem consegue falar “apropriadamente” com a família proque o telefone não para de tocar e a maior arte das chamadas são de jornalistas.

Quando lhe perguntaram o que achava de todos aqueles que são contra as vacinas, Kenyon respondeu: “penso que são tolos”, no entanto afirmou que não é assunto que mantém entre os amigos — com quem conversa sobre “coisas mais interessantes”. Aliás, a própria conversa sobre como foi tomar a vacina e como se sentia ele considerou “aborrecida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR