O Presidente de Moçambique e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão debateram esta quinta-feira, em Maputo, a cooperação bilateral, naquela que foi a primeira visita a África do governante japonês, destacou esta quinta-feira, o Governo moçambicano.

“Trata-se da primeira visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão realiza em África e o facto de ele ter escolhido Moçambique é uma demonstração de que Moçambique é um parceiro especial”, declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

A chefe da diplomacia moçambicana falava à comunicação social momentos após uma reunião entre Filipe Nyusi e Toshimitsu Motegi na Presidência da República, em Maputo.

Segundo Verónica Macamo, durante o encontro, os dois governantes debateram o estágio da cooperação entre Moçambique e Japão, bem como a resposta à pandemia de Covid-19.

“O que o Japão tem oferecido a Moçambique no âmbito do combate à Covid-19 tem sido uma ajuda muito grande”, frisou a chefe da diplomacia moçambicana, acrescentando que o governante nipónico saudou o país pela estratégia adotada face à pandemia.

Moçambique conta com um total de 139 óbitos por Covid-19 e 16.521 casos, 89% dos quais são dados como recuperados pelas autoridades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR