O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) afirmou esta sexta-feira que o leilão do 5G “vai ser estruturante” para os próximos 20 anos e que é uma “oportunidade única para promover a concorrência” e o “investimento”.

João Cadete de Matos falava no encerramento da sessão “Telecomunicações e digitalização na economia”, promovida pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e ANACOM com o objetivo de incentivar a realização de estudos que permitam a identificação de problemas e a implementação de soluções de política económica em Portugal nesta área.

“Vamos ter pela frente oportunidades de comprovar que a concorrência não só é um bem comum, a concorrência é amiga do investimento, porque é quando há concorrência que há mais investimento e há mais inovação e isso está bem demonstrado no desenvolvimento das economias”. “Portugal também desafios pela frente (…) e está em curso o leilão de frequências que vai ser estruturante para os próximos 20 anos”, salientou João Cadete de Matos.

“Vamos ter uma oportunidade única para promover a concorrência e dessa forma promover o investimento do desenvolvimento do setor e também para a proteção dos consumidores que é outra missão essencial da ANACOM”.

A Altice Portugal, NOS, Vodafone Portugal e a Dense Air confirmaram as suas candidaturas ao leilão de quinta geração (5G). As licenças de 5G serão atribuídas no primeiro trimestre do próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR