O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, distrito de Castelo Branco, regista 50 casos de utentes infetados com covid-19 e 12 funcionários, informou este sábado o presidente da instituição.

O surto ocorreu na principal valência da instituição particular de solidariedade social (IPSS), na vila de Penamacor, tendo sido confirmados 50 casos positivos num total de 75 utentes do lar, disse à agência Lusa Domingos Torrão.

Segundo o responsável da IPSS, 12 funcionários da instituição testaram também positivo, sendo que oito estavam ao serviço do lar e quatro regressavam de férias ou de ausência prolongada.

Os testes na principal valência da instituição foram realizados na segunda-feira e na terça-feira, acrescentou.

De acordo com Domingos Torrão, um dos utentes que testou positivo foi encaminhado para o hospital de Castelo Branco na sexta-feira.

O Lar Dona Bárbara Tavares da Silva conta ainda com lar e unidade de cuidados continuados na Quinta da Senhora do Incenso, onde também foram realizados testes na quarta-feira aos utentes e funcionários, tendo dado resultado negativo a todos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Domingos Torrão salientou que, face à redução de funcionários disponíveis, a instituição está em contacto com a Segurança Social para ver “se há a possibilidade de ativar algumas brigadas especiais”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.