A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) apelou esta segunda-feira à “rápida implementação da tecnologia 5G em Portugal como parte do esforço de recuperação do país e em particular do setor” que representa.

O apelo, dirigido às “entidades decisoras e reguladoras”, surge numa altura em que decorre a avaliação das candidaturas ao leilão das frequências de 5G (quinta geração de sistemas de telecomunicações móveis), cujas primeiras licenças deverão ser atribuídas no primeiro trimestre de 2021, refere a APED em comunicado.

A APED deixa um repto a todas as entidades envolvidas no sentido de este tema ser devidamente encarado, com clareza e largo consenso, para o bem da economia, das empresas e dos cidadãos”, sublinha a associação.

Para o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, citado no comunicado, “a recuperação do país passa claramente pela economia digital, pela requalificação dos recursos humanos e pela digitalização dos processos”.

“A tecnologia 5G é assim um imperativo para Portugal e para se criarem condições e estruturas que permitam esta transformação”, sublinha Gonçalo Lobo Xavier, considerando que “são fundamentais medidas claras e uma estratégia digital”.

O prazo para a entrega de candidaturas ao leilão do 5G terminou em 27 de novembro, num processo de grande contestação das operadoras de telecomunicações históricas, que avançaram com vários processos judiciais e queixas a Bruxelas contra as regras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR