Em comunicado emitido quase em simultâneo, a SIVA, subsidiária da Porsche Holding Salzburg desde 15 de Outubro de 2019, e a Seat anunciaram que o Grupo Volkswagen em Portugal vai reforçar o seu peso no mercado nacional com a integração das marcas Seat e Cupra.

Esta decisão, a ser implementada em Janeiro do próximo ano, não afectará a “identidade, a estrutura organizacional e a estratégia em Portugal” da Seat e da Cupra, esclarece a Seat Portugal em nota enviada à imprensa. Por seu turno, a SIVA assegura que esta integração se fará “ no respeito da forte identidade e posicionamento de cada uma das marcas”.

O antigo director-geral da Seat em Portugal, Rodolfo Florit, agora CEO da SIVA, destaca que esta operação vai permitir “fortalecer a presença das diferentes marcas, reforçando a organização e estrutura do Grupo VW em Portugal”. Já Viktoria Kaufmann, também CEO da SIVA, considera que a entrada na organização de importação da SIVA destas duas marcas, “muito emocionais e de forte crescimento”, vai trazer ganhos para a empresa, nomeadamente em termos de dimensão e de eficiência.

Os CEO da SIVA, Viktoria Kaufmann e Rodolfo Florit

Por seu lado, o actual director-geral da Seat e Cupra, David Gendry, afirma que esta integração não poderia ocorrer em melhor altura: “Esta reorganização ocorre no momento certo, em que estamos a apostar na criação e no fortalecimento da marca Cupra, mantendo todo o sucesso até agora obtido com a Seat, cujo market share é referência na Europa.”

É ainda garantido que esta operação, “destinada a melhorar as sinergias entre estruturas, nas vendas, após-venda e serviços partilhados”, não aporta quaisquer alterações na rede de concessionários de cada marca, que “permanecerão inalteradas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR