Vários serviços do Google estiveram com problemas desde as 11h30 (hora de Lisboa) e até perto das 13h, segundo a informação cedida pelo Downdetector. Os sites do Gmail, YouTube, Google Drive, motor de pesquisa Google ou Google Classroom estiveram em baixo em vários países do mundo, com os utilizadores a fazerem várias queixas nas redes sociais. Alguns diziam que não conseguiam aceder aos serviços ou que estes tinham falhas. Perto das 13h, as queixas recebidas no DownDetector começaram a descer consideravelmente, com vários utilizadores a dar conta de que estava tudo a normalizar nas suas contas. A Google já veio esclarecer que a situação está resolvida.

“Hoje, às 3h47 AM PT (11h47 em Lisboa), a Google passou por uma interrupção do sistema de autenticação durante aproximadamente 45 minutos, devido a uma questão relacionada com a quota de armazenamento interno. Serviços que exigiam o registo dos utilizadores apresentaram taxas elevadas de erro durante esse período. O problema do sistema de autenticação foi resolvido às 4h32 AM PT (12h32 em Lisboa). Todos os serviços foram restaurados. Pedimos desculpas a todos os afetados e vamos realizar uma análise completa para garantir que este problema não volte a ocorrer no futuro”, afirmou porta-voz da Google e.m comunicado enviado às redações

Vários serviços da Google com um pico de queixas por volta da mesma hora

Os problemas aconteceram no mesmo dia em que os Departamentos do Tesouro e do Comércio dos EUA foram alvos de um ciberataque de larga escala, cometido contra o governo americano. Vários especialistas têm estado a acusar hackers ligados ao governo russo como autores do ataque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com as queixas dos utilizadores no Downdetector, o Gmail — serviço de correio eletrónico da tecnológica — esteve com problemas desde as 11h30 (hora de Lisboa), 79% das pessoas queixavam-se de não conseguir sequer entrar no email, 14% dizia ter falhas no site e 6% diz que não consegue trocar mensagens (o Gmail tem um serviço de chat incorporado). Entre as queixas, havia utilizadores de países tão diversos como EUA, Espanha, Polónia, Sérvia, Gana, Índia ou Eslovénia.

Por volta do meio-dia em Lisboa era esta a situação do Gmail

Na página onde está o “Painel de controlo de estado do Google Workspace”, por exemplo, a tecnológica também informou que todos os serviços associados estavam em baixo. O site é o local onde qualquer utilizador ou empresa pode verificar o estado atual dos serviços da tecnológica. indicados abaixo. Também é nesta página que os utilizadores podem obter informações adicionais ou comunicar problemas.

Imagem da painel de controlo da Google entre o meio-dia e as 13h desta segunda-feira

Além destes serviços, também o Google Play, o jogo Pokémon Go, o streaming de videojogos Stadia, a loja de aplicações móveis Google Play ou os serviços da empresa para casa inteligente, sob a marca Nest, estiveram em baixo um pouco por todo o mundo.