A capital guineense está sem energia elétrica e água canalizada desde domingo, devido aos trabalhos na Empresa de Eletricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), que pretende aumentar a produção da energia em Bissau e arredores.

Luís Ferreira, chefe de produção da EAGB, disse esta segunda-feira aos jornalistas que a empresa viu-se obrigada a aumentar a energia dos 17 para 24 megawatts para satisfazer os clientes em Bissau e nas localidades de Bissalanca, Bôr, Cumura e Safim,e deparou-se com “alguns problemas”.

Os cabos de transporte de energia a partir de um navio ancorado no largo do rio Geba, em Bissau, os chamados terra, “estavam a dar problema” e os técnicos da empresa turca Karpower, que fornece energia, trabalharam durante todo o dia de domingo e só esta manhã conseguiram resolver o problema, assinalou Ferreira.

Ao final da manhã de segunda-feira, a energia já conseguia passar do navio para uma subestação construída na central elétrica de Bissau e se os testes correrem bem, o chefe da produção da EAGB acredita que vai chegar aos consumidores ainda esta segunda-feira.

“Podemos garantir que hoje os nossos clientes vão voltar a ter energia e água”, assinalou Luís Ferreira, que falava numa conferencia de imprensa na sala do comando (local de distribuição de energia) da EAGB, que se encontrava apinhada de técnicos guineenses e turcos.

A luz voltou a ser fornecida a alguns bairros de Bissau cerca das 12:00 (mesma hora em Lisboa), mas a empresa ainda está a realizar testes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR