Equipas de saúde pública e da proteção civil encontram-se no lar “O Recanto”, no Porto, depois de alegadamente funcionários se recusarem a entrar por falta de equipamento de proteção individual, disse esta terça-feira fonte da ARS-Norte.

Contactada pela Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) não confirmou a existência de um surto de Covid-19 naquela residência geriátrica, mas disse que naquele lar de idosos se encontravam “equipas de saúde pública e da proteção civil”.

As equipas “encontram-se no local a agilizar procedimentos para esclarecer a situação”, referiu, acrescentando que “estão a ser tomadas todas as medidas para garantir tratamento, isolamento e apoio para doentes e funcionários”.

Em declarações à Lusa, uma fonte da direção daquela residência geriátrica, que não se quis identificar, disse que o lar, com capacidade para 20 idosos, acolhe atualmente 18, uma vez que um morreu com Covid-19 e um outro foi transferido para outra instituição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste momento, está tudo a funcionar com normalidade”.

A direção do lar não quis esclarecer a razão que levou a PSP ao local.

De acordo com uma fonte policial, contactada ao início da manhã pela Lusa, os agentes deslocaram-se ao lar após um telefonema dos bombeiros, que terão sido alertados por um utente para a recusa de entrada dos funcionários.

De acordo com a mesma fonte da PSP/Porto, os funcionários do turno da manhã ter-se-ão recusado a entrar, “até à chegada da Cruz Vermelha e da Segurança Social”.

O Porto Canal avançou ao início da manhã que à chegada ao local, a PSP disse “que foi devido à falta de material de proteção à Covid-19 que os idosos foram deixados temporariamente sozinhos pelos funcionários do lar”.

O Porto Canal acrescentou que “um idoso que se terá sentido mal ligou para os bombeiros para pedir auxílio e estes, quando chegaram ao local, repararam que o lar estava sem qualquer funcionário na instituição”.

A Lusa contactou a Segurança Social, mas até ao momento não obteve os esclarecimentos solicitados.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.621.397 mortos resultantes de mais de 72,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 5.649 pessoas dos 350.938 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.