A GNR apreendeu armas, munições e medicamentos de uso exclusivo veterinário a um homem de Amares suspeito de maus-tratos a animais de companhia, anunciou esta terça-feira aquela força.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 51 anos, tinha vários cães sem qualquer tipo de registo, assim como animais doentes e feridos sem acesso ao devido tratamento médico-veterinário.

Foram realizadas duas buscas, uma domiciliária e uma num anexo, que resultaram na apreensão de quatro caçadeiras, duas carabinas, um silenciador para carabina, cerca de 600 munições de vários calibre e medicamentos de uso exclusivo veterinário.

Foram ainda fiscalizados cerca de 80 cães, tendo sido detetadas várias infrações à legislação em vigor sobre a proteção e bem-estar de animais de companhia”.

O homem, caçador, foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia e posse de arma proibida.

Fonte da GNR disse à Lusa que, pelo menos para já, os animais vão continuar à guarda do suspeito, porque, de acordo com a avaliação feita por um médico veterinário, nenhum deles necessitará de cuidados considerados “muito urgentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, foi determinado ao arguido que providencie “de imediato” no sentido de corrigir as anomalias detetadas, designadamente ao nível da nutrição e do alojamento.

Há ainda animais que apresentam “algumas feridas que precisam de tratamento”.

“A situação vai ser acompanhada de perto e os animais poderão ser retirados a todo o momento, caso o arguido não dê cumprimento às ordens que lhe foram dadas”, acrescentou a fonte.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Amares.