11 jogos. Há 11 jogos consecutivos que o Sporting não perde. Ou seja, desde a derrota contra o LASK, que significou a eliminação precoce dos leões das competições europeias, que o Sporting não perde. Quer isto também dizer, portanto, que o Sporting ainda não perdeu nas competições internas — Primeira Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Daniel, o novo príncipe da dinastia de Bragança que desatou um nó que estava bem amarrado (a crónica do Sporting-Mafra)

A vitória desta terça-feira contra o Mafra, em Alvalade, apurou a equipa de Rúben Amorim para a final four da Taça da Liga pelo quarto ano consecutivo e ainda engordou um dado estatístico que os leões têm vindo a registar desde o início da temporada. O Sporting voltou a marcar duas vezes e prolongou novamente o hábito de fazer sempre, pelo menos, dois golos em cada um dos jogos das competições nacionais. Os leões levam agora 35 golos em 12 jogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos registos coletivos acrescem os registos individuais. A começar por Rúben Amorim, que continua invicto na Taça da Liga e vai regressar à final four da competição que na época passada conquistou ao serviço do Sp. Braga. Depois, Bruno Tabata marcou pelo segundo jogo consecutivo e já leva mais golos neste arranque de temporada pelo Sporting do que em todo o ano passado com o Portimonense. Nuno Mendes fez a primeira assistência pela equipa principal leonina, Daniel Bragança realizou uma exibição muito positiva, Sporar encerrou uma série de cinco jogos consecutivos sem marcar e Gonzalo Plata aproveitou a oportunidade para assistir pela primeira vez este ano. Pelo meio, em sentido oposto, Pedro Gonçalves ficou em branco e encerrou uma série de seis jogos seguidos a fazer golo — o médio ex-Famalicão voltou ao onze depois de cumprir castigo contra o P. Ferreira mas assinou uma prestação bastante discreta.

Na flash interview, o adjunto Emanuel Ferro — Rúben Amorim continua castigado — explicou que este era um jogo para o Sporting “ganhar e resolver”. “Com o intuito de estar numa final four que era muito importante para nós. Vencemos de forma clara, com o domínio completo sobre o adversário. A nossa ideia foi conseguida. É certo que os golos surgiram na segunda parte, mas o jogo foi todo dominado por nós. É de louvar a forma como o Mafra se apresentou aqui, com um jogo de posse, e chegou a ter sucesso algumas vezes, mas nós fomos ajustando. A linha defensiva esteve muito bem. Sabíamos que iria ser assim e respondemos da melhor forma”, acrescentou, comentando depois a juventude do onze apresentado pelos leões.

“O jogo exigia muita competência, rigor, e eles estiveram à altura disso. Isto só vale a pena se toda a gente estiver envolvida e capaz de dar a melhor resposta quando é chamada. Não interessa a juventude, mas sim a forma como encarámos o jogo”, concluiu. Daniel Bragança, um dos jovens que mereceu a aposta de Rúben Amorim, também falou depois da partida e garantiu que faz tudo “em prol da equipa”. “Quero aproveitar as oportunidades que surgem. Nós temos uma equipa com muita qualidade, com jovens e mais velhos, que nos ajudam a crescer. Estamos a fazer uma grande época e queremos continuar nesse caminho. O nosso objetivo é ir à procura de ganhar tudo. Sabemos que não é fácil, mas estamos no caminho certo”, atirou o médio formado em Alcochete.