Um total de 67 estrangeiros foram detidos nos últimos 30 dias por imigração ilegal no aeroporto de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, informou esta terça-feira fonte oficial.

“Eles não apresentavam requisitos, como vistos de entrada, carta-convite que atestasse que vinham em visita de alguém nem declaração de meio de subsistência para cá estar. Declaravam-se ser turistas, mas não eram”, disse Ivo Sanpanha, porta-voz do Serviço Nacional de Migração na província de Cabo Delgado.

Segundo a fonte, dos 67 estrangeiros detidos quando tentavam entrar ilegalmente no país, 30 são paquistaneses, outros 30 são somalis e sete são etíopes.

Do total, segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Migração na província de Cabo Delgado, metade deste grupo já foi deportado.

As detenções resultam do reforço da fiscalização, tendo em conta que distritos mais a norte da província de Cabo Delgado estão desde há três anos sob ataque de insurgentes classificados como uma ameaça terrorista.

A violência armada em Cabo Delgado está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 571 mil pessoas deslocadas (número atualizado esta terça-feira pelo chefe de Estado), sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.

Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico desde 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR