Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no Brasil. O fóssil é do Ubijara jubatus que tinha uma juba semelhante a cabelos e duas protuberâncias rígidas e compridas.

Este animal com aproximadamente 110 milhões de anos e com um tamanho semelhante a uma galinha, assemelha-se aos atuais pavões e vivia nas margens de uma antiga lagoa no nordeste do Brasil. Este animal caçava insetos e pequeno vertebrados como sapos e lagartos.

Segundo a SIC Notícias, este esqueleto é bastante parecido a muitos outros pequenos dinossauros do anterior Período Jurássico, mas, por fora, é algo “inédito”.

“Existem muitos outros dinossauros estranhos, mas este é diferente de qualquer um deles”, afirmou o professor de paleobiologia David Martill, da Universidade de Portsmouth. As saliências semelhantes a cabelos de Ubirajara são uma espécie de penas chamadas protopenas.

Segundo David Martill, este dinossauro tinha “protopenas a cobrir todo o corpo” visto que “as do dorso são muito longas e formam algo parecido com uma juba que é única em dinossauros”.

Estas características serviam principalmente para atrair companheiras ou intimidar outros seres vivos. Assim, é possível que este fóssil pertença a um macho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR