Mais de 30 estados norte-americanos anunciaram que vão avançar com um processo judicial contra a Google. Na base das acusações estão práticas anticoncorrenciais, avança o The New York Times.

Alasca, Arizona, Colorado, Nebraska, Nova Iorque, Utah. Estes são alguns dos estados que acusam a Google de “ações anticoncorrenciais com o objetivo de proteger o monopólio do seu motor de busca, excluindo rivais e privando os consumidores dos benefícios de escolhas competitivas, atrasando a inovação e minando novas entradas ou a expansão de concorrentes”, afirmou Phil Weiser, procurador-geral do Colorado.

Os procuradores-gerais dos estados acusam a multinacional de deter 90% do mercado dos motores de busca, o que impossibilita o crescimento de pequenas empresas. Além disso, os responsáveis políticos acusam a Google de ter chegado a acordo com fabricantes de telemóveis, como a Apple, para colocar o motor de busca da empresa como preferencial.

Este não é o único processo que a Google vai enfrentar. Ainda na quarta-feira, o procurador-geral do Texas, em conjunto com outros responsáveis políticos de outros estados, acusou a empresa do monopólio que detém sobre a tecnologia que faz a distribuição dos anúncios online. “Se o mercado fosse um jogo de futebol, a Google seria guarda-redes, avançado e árbitro”, atirou Ken Paxton, procurador do Texas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estados Unidos vão acusar Google de monopólio ilegal nos anúncios online

“A nossa economia está mais concentrada do que nunca e os consumidores […] são privados de opções em produtos e serviços valiosos”, segundo Phil Weiser.

Também em outubro a Google foi acusada pelo Departamento da Justiça norte-americano por alegadamente proteger um monopólio ilegal de motores de pesquisa e publicidade online.