A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lança hoje a campanha “O melhor presente é continuar presente” para apelar aos cidadãos que evitem fazer deslocações desnecessárias na época natalícia na sequência da pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a ANSR adianta que a campanha, que arranca esta quinta-feira dia 17 de dezemnbro, e termina a 26 de dezembro, visa apelar aos cidadãos para, que no atual contexto de pandemia, evitem as deslocações, mas que se o tiverem que fazer que o façam em segurança.

A campanha vai ser divulgada na televisão, rádio e meios digitais, nos quais vão ser transmitidas mensagens de apelo e recomendações a quem precise deslocar-se.

A mensagem a transmitir será: “o melhor presente que podemos oferecer é continuar presentes junto dos nossos, evitando situações em que possamos colocar em perigo a nossa vida e a dos outros, quer seja na estrada, quer seja no âmbito da pandemia que vivemos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por isso, e se os cidadãos tiverem mesmo de efetuar deslocações, a ANSR recomenda que se inicie uma viagem depois de repousar, não conduzir mais de oito horas por dia, fazer pausas de 10 a 15 minutos, a cada duas horas, aumentar a frequência de pausas à noite e não consumir bebidas alcoólicas.

Recomenda também não usar o telemóvel durante a condução, colocar sempre o cinto de segurança e não ultrapassar os limites de velocidade.

Mais de 300 condutores detetados a usar telemóvel durante a condução

“Depende de cada um de nós contribuir para que este seja um Natal seguro, ainda que excecional. A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada”, destaca a ANSR.