O surto de Covid-19 no Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas, no distrito de Portalegre, “está resolvido”, disse esta sexta-feira à agência Lusa a diretora da instituição, Isabel Mascarenhas.

Hoje [sexta-feira] tivemos a notícia de que não temos na instituição mais nenhum infetado. A última testagem foi feita na quarta-feira”, disse.

O Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Elvas conta com um total de 90 utentes e cerca de 100 funcionários, tendo sido conhecido o primeiro caso deste surto no dia 30 de outubro. No decorrer deste surto na instituição chegaram a estar infetados 20 utentes e oito funcionários.

“É uma felicidade grande para todos, para a instituição, para a equipa, ter-se conseguido resolver o surto sem incidentes de maior, quer para os utentes que estiveram infetados, quer para os colaboradores que também estiveram”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Houve aqui uma capacidade de resposta, houve aqui uma ação concertada e não uma reação, e isso foi determinante, pois existia um plano de contingência que foi seguido”, acrescentou.

Apesar desta “boa notícia”, Isabel Mascarenhas alerta que a vida na instituição para já “não vai voltar ao normal”, porque se aproxima um período “extremamente complicado”, com o Natal e o Ano Novo.

De acordo com o relatório publicado esta sexta-feira pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o distrito de Portalegre conta com um total de 46 mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 595 casos ativos, 1.143 casos recuperados e 29 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região. A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 169 casos. Seguem-se Marvão, com 79 casos ativos, Elvas (56), Castelo de Vide (54), Nisa (44), Crato (42), Alter do Chão (40), Gavião (38), Monforte (20), Ponte de Sor (13), Campo Maior (12) e Avis (10).

O concelho de Fronteira surge com oito casos ativos, Sousel sete e Arronches com três.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até esta sexta-feira 34.848 testes de diagnóstico no distrito.