Uma dúzia de distritos vão estar a partir desta sexta-feira e até domingo sob aviso amarelo por causa da chuva e da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a informação divulgada pelo IPMA, o aviso amarelo por causa da chuva, que por vezes será forte, vai vigorar nos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga a partir das 18h00 desta sexta-feira e até às 3h00 de sábado.

Já sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste que podem chegar aos cinco metros, estarão no fim de semana os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro (Costa Ocidental).

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, o aviso é entre as 21h00 desta sexta-feira e as 9h00 de sábado.

Nos distritos de Setúbal, Beja e Beja, o aviso vai vigorar entre as 6h00 de sábado e as 9h00 de domingo.

Os avisos do IPMA variam entre o vermelho (o mais grave), o laranja e o amarelo. Este último significa que se está perante uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e que a população deve acompanhar a evolução das condições meteorológicas.

O IPMA prevê precipitação nas regiões Norte e Centro, em especial no Minho e Douro litoral a partir da tarde. O vento será mais intenso nas terras altas e no litoral oeste e haverá neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 0º (Bragança) e os 11º (Viana do Castelo e Porto) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 17º (Faro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR