786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu mais uma pessoa com menos de 20 anos infetada com o novo coronavírus em Portugal. Há 4.336 novos casos

Este artigo tem mais de 3 anos

Uma das 75 pessoas que morreram em Portugal esta 5ª infetadas com o novo coronavírus tinha entre 10 e 19 anos. Nos Açores registou-se a 21ª morte. Há menos doentes internados e em cuidados intensivos.

O número total de mortes de pessoas infetadas em Portugal é agora 5.977 — a larga maioria das quais (5.252, equivalente a 87%) de doentes com 70 anos ou mais
i

O número total de mortes de pessoas infetadas em Portugal é agora 5.977 — a larga maioria das quais (5.252, equivalente a 87%) de doentes com 70 anos ou mais

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

O número total de mortes de pessoas infetadas em Portugal é agora 5.977 — a larga maioria das quais (5.252, equivalente a 87%) de doentes com 70 anos ou mais

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Morreu mais um jovem com menos de 20 anos infetado com o novo coronavírus em Portugal — é o terceiro desde o início da pandemia. A informação surge em mais um boletim diário relativo à evolução da Covid-19 no país, divulgado esta sexta-feira, que indica que nas 24 horas de quinta-feira morreram 75 pessoas e foram detetadas mais 4.336 infeções.

Esta nova vítima mortal com menos de 20 anos, um rapaz com entre 10 a 19, é a segunda vítima mortal nesta faixa etária (10-19) desde que a pandemia da Covid-19 chegou a Portugal. A primeira foi uma jovem de 19 anos da região Norte do país, que tinha graves patologias associadas e que morreu no dia 11 deste mês de dezembro. A terceira vítima mortal com menos de 20 anos, uma bebé de quatro meses que nasceu com graves problemas de coração, morreu em agosto infetada com o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, já foram detetados pelas autoridades portuguesas 366.952 casos de infeção com o SARS-CoV-2, a nova estirpe de coronavírus que pode causar a doença Covid-19. O número total de mortes de pessoas infetadas em Portugal é agora 5.977 — a larga maioria das quais (5.252, equivalente a 87%) de doentes com 70 anos ou mais.

Mais uma morte nos Açores, a 21ª desde o início da pandemia

Das 75 vítimas mortais das últimas 24 horas — que aproximam o total de óbitos no país desde o início da pandemia dos seis milhares (5.977) —, 31 eram da região Norte, 27 de Lisboa e Vale do Tejo, 12 da região Centro, quatro do Alentejo e uma dos Açores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A vítima mortal nos Açores é a 21ª desde o início da pandemia, em março. A região com mais mortes é a região Norte, que já conta com 2.830 vítimas mortais. Em Lisboa e Vale do Tejo morreram já 2.062, na região Centro 835, no Alentejo 160, no Algarve 62 e na Madeira 7.

Menos 81 doentes internados, menos 10 em cuidados intensivos

Ao longo das últimas 24 horas também houve variações no número de pessoas internadas em hospitais e alocadas a unidades de cuidados intensivos (que tratam casos mais graves de doença) em Portugal, por Covid-19.

À meia-noite de esta sexta-feira, estavam 3.061 pessoas internadas e 484 doentes em cuidados intensivos — menos 81 pessoas hospitalizadas e menos 10 pessoas em UCI face à meia-noite anterior.

Mais 3.662 pessoas recuperadas

O boletim da DGS, divulgado esta sexta-feira, permite também apurar o número de pessoas dadas como clinicamente recuperadas ao longo das 24 horas desta quinta-feira: 3.662.

Registaram-se ao longo das últimas 24 horas variações também no número de casos ativos, isto é, de pessoas dadas como estando atualmente infetadas no país (o que exclui óbitos e infetados que já recuperaram da doença): são agora 70.285, mais 599 do que 24 horas antes.

Este número significa que nesta nova atualização se voltou a ultrapassar em Portugal o registo de 70 mil pessoas dadas como infetadas em simultâneo. No final de novembro, o número era ainda maior, superando consistentemente as 80 mil pessoas dadas como estando (ainda) infetadas ao mesmo tempo.

Norte com duas mil novas infeções, LVT com mais 1.360

No que respeita à distribuição geográfica dos novos casos detetados de infeção com o novo coronavírus em Portugal, 2.001 dos 4.336 casos reportados nas últimas 24 horas (46%) foram identificados na região Norte.

Seguem-se, nas regiões com mais casos detetados, a região de Lisboa e Vale do Tejo (1.360, 31% do total nacional), a região Centro (674 novos casos), Alentejo (195), Algarve (67), Açores (21), Madeira (18).

Terceiro dia consecutivo com mais de 4.000 casos

Este é o terceiro dia seguido com mais de 4.000 casos confirmados de infeção em 24 horas em Portugal — confirmando a tendência de que os primeiros três dias da semana (domingo, segunda-feira e terceira-feira) habitualmente reportam menos novas infeções detetadas.

O número de novos casos adiantado esta sexta-feira (4.336) é, ainda assim, significativamente inferior ao número de novos casos reportados no mesmo dia da semana anterior (5.080).

Os números, em qualquer um dos dias, referem-se a dados apurados ao longo das 24 horas do dia anterior.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora