A Universidade de Macau (UM) anunciou esta sexta-feira a criação de uma página na Internet para promover “a aprendizagem da língua portuguesa e as culturas chinesa e portuguesa”.

Os artigos publicados na página bilingue chinês-português não só acompanham de perto as atividades realizadas pelo CPC [Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português], mas também apresentarão, entre outras áreas, a cultura, a história e a arte da China e dos países de língua portuguesa através das publicações que abrangem temas e questões diversas como histórias clássicas chinesas e portuguesas, poetas chineses e portugueses, os 24 Períodos Solares Chineses, vinho do porto e chá chinês, azulejaria e porcelana, fado, Shi Jing (Clássico da Poesia), entre muitos outros”.

O Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português já partilhou na página os artigos “O Amor Impossível I” e “O Amor Impossível II”, nos quais se descreve a história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro e do Imperador Xuanzong e a sua Concubina Yang, acrescentou.

Para a UM, as publicações na página bilingue chinês-português constituem uma boa base pedagógica para os alunos da licenciatura e dos cursos de pós-graduação desenvolverem competências nas línguas chinesa e portuguesa, nomeadamente nas áreas dos usos estéticos e lúdicos, que pressupõem, muito frequentemente, conhecimento de usos idiomáticos da língua e dos valores conotativos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi ainda publicado material sobre “Produção Legislativa Bilingue e Tradução Jurídica em Macau”, como também artigos para “Exames do CAPLE-ULisboa”, um certificado de proficiência no português europeu.

“As oficinas sob o tema Exames do CAPLE-ULisboa visaram esclarecer as características dos exames do CAPLE-ULisboa e o Centro produziu vídeos para as apresentar, tentando ajudar mais participantes a prepararem-se bem para os exames”, apontou a universidade no comunicado.

Além disse, “o Centro convidou Ricardo de Almeida, diretor e realizador português, para orientar uma série de oficinas sobre a arte cinematográfica e que deram origem a um artigo, no qual se resume o impacto que os filmes podem ter na nossa vida”, salientou a UM.