Os países da União Europeia decidiram esta segunda-feira manter abertas as fronteiras internas do espaço Schengen depois de alguns Estados-membros, como Portugal, Alemanha, França, Itália ou Bélgica terem suspendido as ligações ao Reino Unido devido à nova estirpe do coronavírus.

Dada a experiência tida no início da pandemia, os Estados-membros (…) sublinharam a importância de manter as fronteiras abertas dentro do espaço Schengen”, avançaram fontes europeias.

Os responsáveis técnicos dos 27 países da União Europeia realizaram, esta segunda-feira de manhã, uma reunião de urgência do mecanismo de crise do IPCR (Resposta Política Integrada à Crise, na sigla em inglês) que durou três horas.

Os 27 não chegaram a acordo sobre medidas relativas à reabertura das fronteiras com o Reino Unido, mas, de acordo com as mesmas fontes, ouvidas pela agência espanhola de notícias Efe, uma questão importante para os Estados-membros foi “o repatriamento de cidadãos [britânicos] e residentes legais que [estão noutros países, mas] pretendam regressar do Reino Unido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas últimas 24 horas, países como Portugal, Bélgica, Itália, Alemanha, França, Holanda ou Áustria decidiram proibir voos e ligações ferroviárias com o Reino Unido, enquanto a Irlanda impôs restrições e a Grécia exigiu uma quarentena de sete dias a todas as pessoas provenientes daquele país.

Espanha anunciou esta segunda-feira ter decidido, de forma coordenada com Portugal, proibir, a partir de terça-feira, a entrada de cidadãos do Reino Unido, a menos que sejam nacionais ou residentes legais nos dois países.

No encontro desta segunda-feira, os técnicos dos países da UE trocaram informações sobre as diferentes medidas tomadas por cerca de duas dezenas de países comunitários em relação à nova estirpe do coronavírus detetada no Reino Unido, “principalmente no que diz respeito ao movimento de passageiros e mercadorias” e pediram a coordenação da Comissão Europeia.

Os participantes defenderam uma ação rápida com uma abordagem coordenada da UE em relação às medidas aplicadas às ligações com o Reino Unido e pediram orientação à Comissão”.

O encerramento da fronteira com o Reino Unido, que no caso de França inclui a proibição da passagem de camiões de mercadorias por ferry, tem causado perturbações significativas tanto nas estradas e portos como nos aeroportos britânicos, com cidadãos que, há várias horas, não conseguem embarcar para os seus destinos continentais.

A situação acontece 10 dias antes de terminar o prazo para chegar a um acordo sobre as relações entre a UE e o Reino Unido após o Brexit e numa altura em que as equipas de Bruxelas e de Londres continuam a tentar chegar a um acordo de última hora.

Por outro lado, vários Estados-membros, como os Países Baixos, a Bélgica e a Itália, anunciaram ter detetado infeções da nova estirpe nos seus territórios, e o Reino Unido indicou que a mutação também foi identificada em Gibraltar.

As autoridades britânicas alertaram, no sábado, a Organização Mundial da Saúde sobre a descoberta de uma nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.