O programa Mar 2020 aprovou 17 projetos de empresas de transformação de produtos da pesca e aquicultura com um apoio público de 8,3 milhões de euros, num total de 25 milhões de euros de investimento, foi anunciado.

No final da semana passada, foram aprovados 17 projetos de empresas de transformação de produtos da pesca e da aquicultura para a realização de novos investimentos produtivos, em 2021 e 2022. Estes investimentos ascendem a um total de 25 milhões de euros estimulados por um apoio público de 8,3 milhões de euros do programa Mar 2020″, lê-se numa nota divulgada no site do programa.

Em causa estão seis unidades industriais localizadas no Centro, quatro em Lisboa, três no Norte e outras três no Algarve e uma no Alentejo. Entre os maiores investimentos destacam-se a Gialmar — Produtos Alimentares, em Tondela, distrito de Viseu, e a Akidelmar, nas Caldas da Rainha, em Leiria.

O programa operacional Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.

Este programa tem uma dotação global de 508 milhões de euros, dos quais 116 milhões de euros correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR