Os portugueses terão de trabalhar, em média, até aos 72 anos (ou mais tarde) se nada mudar num prazo de 30 anos. A conclusão é de um novo estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, OCDE, citado esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.

O estudo, intitulado “Promover uma força de trabalho inclusiva em termos de idade”, refere a média de oito anos de trabalho a mais além da idade de referência — 64 anos — como uma forma de obter o equilíbrio entre população em idade produtiva e população total. Isto apesar da OCDE considerar que a idade da reforma em Portugal é das que mais tem subido considerando as 40 economias analisadas no estudo.

De acordo com os cálculos desta entidade, o produto interno bruto (PIB) per capita português deve cair 4,9% até 2030 — 11% até 2040 ou 15% até 2050 (Espanha e Coreia também são outros casos problemáticos assinalados pela OCDE). Estas contas são influenciadas pela baixa na fertilidade, pelo envelhecimento da população e pelas fracas perspetivas de crescimento da economia a prazo.

Desde 2011, Portugal perdeu 134 mil pessoas em condições produtivas, acrescenta ainda o DN, considerando o levamento feito a partir de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR