A Guarda Nacional Republicana (GNR) participou com a Guardia Civil espanhola numa operação, na terça-feira à noite (22), que permitiu apreender 800 quilogramas de haxixe na Isla Cristina, na Andaluzia, em Espanha, foi esta quarta-feira 23 de dezembro, anunciado.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que foram apreendidos cerca de 800 quilogramas a bordo de três embarcações “e cerca de 1.700 quilogramas nas diligências posteriores feitas pela polícia espanhola”, na província da Andaluzia, perto da fronteira com Portugal.

“No total, foram apreendidas cerca de duas toneladas e meia de produto estupefaciente acomodado em fardos, suspeitando-se que sejam provenientes do norte de África”, referiu a fonte.

A mesma fonte referiu que a intervenção das autoridades portuguesas se centrou na vigilância das embarcações que transportavam os fardos de haxixe quando ainda se encontravam fora das 12 milhas náuticas (cerca de 22 quilómetros) do mar territorial e em direção ao sul de Espanha.

Em comunicado, a GNR adiantou que nesta operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima, coordenada pela Guardia Civil espanhola, foram detidas 10 pessoas e apreendidas três embarcações e três veículos.

A intervenção da GNR envolveu a Unidade de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, com equipas de vigilância e de patrulhamento e interceção marítima, tendo sido igualmente acionado o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR