É uma antecipação de calendário que está a ser vista como uma “oportunidade” para fazer a vacina chegar já a mais profissionais de saúde. Falando aos jornalistas numa curta declaração sem direito a perguntas, foi a ministra da Saúde, Marta Temido, que anunciou a boa nova: a farmacêutica Pfizer fez uma antecipação do calendário de entregas e vai entregar no dia 28 de dezembro mais 70.200 doses de vacinas em Portugal.

Ou seja, Portugal, que só devia receber ainda este ano um valor simbólico de 9.750 doses, receberá essas no dia 26 de dezembro, para começar a administrar no dia 27 — como estava previsto –, mas no dia seguinte receberá mais 70.200. Até ao dia 28 de dezembro, por isso, Portugal terá um total de 79.950 doses de vacina contra a Covid-19. Isto não altera, contudo, o número total de doses que se estima que chegue a Portugal no primeiro trimestre.

“Isto significa que neste mês de dezembro teremos uma chegada de vacinas que atinge as 70.950 doses divididas nestas duas entregas, a primeira já prevista para o dia 26 de dezembro, e a segunda que agora acaba de ser anunciada para o dia 28 de dezembro”, anunciou a ministra.

Marta Temida esclareceu contudo que, apesar da antecipação do calendário de entregas, “o número total de vacinas no primeiro trimestre não se irá alterar”. Trata-se apenas de uma antecipação do calendário. Mas essa margem de manobra é útil para dar fôlego ao plano de vacinação — sobretudo ao plano de identificação dos profissionais de saúde da linha da frente a vacinar logo na primeira fase.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É muito importante, porque daqui decorrerá a possibilidade de alocar já 9.750 vacinas também à região autónoma da Madeira e dos Açores, por um lado, e, por outro lado, continuar a expandir a vacinação dos profissionais de saúde e prestadores de cuidados diretos a pessoas suspeitas de Covid ou a doentes Covid, de acordo com uma proporção que temos considerado constante e que permitirá vacinar 60% dos profissionais que foram identificados já neste momento”, disse a ministra.

Segundo Marta Temido, esta nova folga agora anunciada poderá ser suficiente para abranger todos os hospitais do SNS na primeira fase de vacinação.

“É um facto muito significativo e muito encorajador, que nos permite alargar o universo de profissionais a vacinar, concretamente os hospitais abrangidos, esperando nós atingir todos os hospitais do SNS com esta primeira entrega de vacinas”, disse a ministra Marta Temido.

Ou seja, agora é pôr as mãos à obra. “Espera-nos um Natal e uns dias a seguir ao Natal de muito trabalho, mas também de grande satisfação por esta oportunidade que se abre depois de um ano tão difícil onde os portugueses foram obrigados a prescindir de tanta coisa”, rematou. A vacinação começa já este domingo, dia 27, em Portugal, como em toda a União Europeia.