As 1.034 análises realizadas nos laboratórios dos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar 26 novos casos de Covid-19, anunciou esta terça-feira 29 de dezembro, a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, 23 casos registaram-se em São Miguel e três na Terceira, tendo sido identificadas duas novas cadeias de transmissão em São Miguel – uma no concelho de Ponta Delgada, com um elemento, e outra no concelho da Ribeira Grande, com três elementos -e uma na Terceira.

Foi na ilha Terceira que foi registado o óbito, na segunda-feira, no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, de um homem com 72 anos. Apesar de o óbito vir incluído no boletim desta terça-feira  foi divulgado já à comunicação social na segunda-feira à noite.

Segundo a informação desta terça-feira 29 de dezembro, recuperaram 49 pessoas do vírus, estando internadas 17, e há 49 cadeias ativas e 76 extintas. Existem presentemente 296 casos positivos ativos na região, sendo 253 em São Miguel, 34 na Terceira, um no Pico, um em São Jorge e sete no Faial.

Foram detetados até esta terça-feira 1.858 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 no arquipélago, verificando-se 22 óbitos e 1.449 recuperações.

Os Açores vão receber o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira à noite, iniciando a vacinação na quinta-feira, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou o Governo Regional. “São 9.750 doses, fornecidas diretamente pela Pfizer-BioNTtech, que começam a ser administradas logo no dia 31, nas ilhas Terceira e São Miguel, por serem aquelas que revelam transmissão comunitária. Este número de doses corresponde a 2% do total de cada fornecimento ao território nacional”, avançou a Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores, numa nota de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR