António Lacerda Sales, secretário de Estado da saúde, afirmou que a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech contra a Covid-19 é eficaz contra a nova variante do SARS-CoV-2, mais transmissível embora tão perigosa para a saúde como as outras variantes em circulação.

Esta estirpe tem dezassete mutações, três das quais na proteína que o novo coronavírus utiliza para se unir aos recetores das células e invadi-las. O material genético que sintetiza esta proteína é precisamente a substância ativa da vacina da Pfizer/BioNTech, o que levou a comunidade científica a questionar se ela é eficaz contra esta variante.

Segundo Lacerda Sales, a vacina funciona mesmo: “É uma variante que tem a ver com uma proteína do vírus, não interfere com a vacinação, ou seja, a vacina é efetiva também para essa e para outras variantes, com certeza”, disse o secretário de Estado em declarações aos jornalistas no Hospital do Espírito Santo de Évora.

Embora essa seja a crença da maior parte dos especialistas, não há estudos científicos que permitam afirmar que a vacina funciona mesmo contra a doença provocada por esta nova variante. De resto, o secretário de Estado da saúde não explicitou em que informação científica se baseou para fazer estas afirmações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lacerda Salves desvalorizou os incidentes em Évora

António Lacerda Sales desvalorizou os incidentes em Évora na segunda-feira, relativos a um desentendimento entre a PSP e a GNR com o transporte das vacinas. O secretário de Estado lembrou que o Governo “já abriu um inquérito” sobre os alegados incidentes entre a PSP e a GNR na distribuição da vacina, na segunda-feira, nesta unidade hospitalar.

Trata-se de “uma matéria do Ministério da Administração Interna (MAI) e, portanto, não vou comentar”, disso o governante, frisando, contudo, que o arranque da vacinação é “a imagem que ficará, com certeza, para a História e que se sobreporá a todas as outras questões”.

PSP e GNR desentendem-se em relação à escolta do transporte de vacinas. MAI já reagiu e abre inquérito urgente

Vacina é “uma luz ao fundo do túnel”

O secretário de Estado Adjunto da Saúde considerou que o início da vacinação contra a covid-19 é “uma luz ao fundo do túnel”: “Eu acho que nenhuma imagem deslustra aquilo que tem, de facto, sido muito importante” neste processo, “que é a luz ao fundo do túnel que é a vacina e, neste caso particular, a vacina aos nossos profissionais de Saúde”, afirmou António Lacerda Sales, em Évora.

No hospital de Évora, num dia marcado pelo começo da vacinação contra a Covid-19 aos profissionais dos cuidados primários de Saúde do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, a que assistiu na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, da Universidade de Évora, Lacerda Sales considerou tratar-se de “um dia muito importante”.

“É o primeiro dia de vacinação nos cuidados primários de Saúde”, o que representa “um motivo de grande satisfação, de grande orgulho para o país e para a região”, realçou, acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional e coordenador das medidas de combate à Covid-19 no Alentejo, Jorge Seguro Sanches.

Lembrando que, nesta primeira fase, estão a ser vacinados apenas profissionais de Saúde, Lacerda Sales garantiu que este processo protege também a população. “Cada vacina que damos a um profissional de Saúde é uma garantia de resposta para a segurança de todos os portugueses”, afiançou, acrescentando: “É uma resposta muito importante para os nossos cuidadores, para aqueles que cuidam de nós, neste caso os profissionais de saúde”.