A nova variante da SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido este mês já chegou aos Estados Unidos, segundo avança o governador do Colorado, estado onde foi descoberta. Numa publicação do Twitter, Jared Polis partilhou um comunicado lançado pelo seu gabinete, juntamente com uma mensagem: “A saúde e a segurança das pessoas do estado é a nossa principal prioridade e iremos monitorizar este caso, bem como todos os indicadores da Covid-19, de muito perto”.

De acordo com a nota, o caso foi identificado num homem com cerca de 20 anos que se encontra isolado no condado de Elbert. As autoridades de saúde norte-americanas estão neste momento a realizar uma “meticulosa investigação”, mas sabe-se que o indivíduo não tem historial de viagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O estado de saúde do homem não é avançado, apenas que se encontra em recuperação e que se manterá em isolamento até ordem contrária dada pelos profissionais de saúde. Até ao momento ainda não foram identificados “contactos próximos”, mas as autoridades estão a investigar potenciais infetados, através de “entrevistas de rastreio de contactos”.

O comunicado cita ainda Jared Polis, que alerta para os riscos de contágio desta nova variante, que tem também sido referido pelas autoridades de saúde britânicas.

Há muito que não sabemos sobre esta nova variante da Covid-19, mas os cientistas do Reino Unido estão a alertar o mundo de que é bastante mais contagiosa. Estamos a trabalhar para prevenir a propagação e conter o vírus a todos os níveis.”

O governador do Colorado aproveitou ainda a situação para agradecer aos profissionais de saúde e apelar ao esforço de todos os cidadãos do Colorado.

Quero agradecer aos nossos cientistas e profissionais de saúde dedicados pelo seu trabalho ágil e pedir a todas as pessoas do estado que continuem o esforço para evitar a transmissão da doença, usando máscaras, manter a distância de segurança quando estão com outras pessoas e só interagir com membros do seu agregado familiar”.

Na sequência da descoberta da nova variante do Reino Unido, o governo norte-americano tinha já imposto no dia de Natal obrigatoriedade de um teste negativo à Covid-19, para qualquer pessoa que regresse do território britânico.