Para aquelas pessoas que coleccionam uma quantidade acima da média de inimigos, é altamente aconselhável adquirir um automóvel blindado, sobretudo se alguns deles tiverem particularmente mau feitio e acesso fácil a armas de fogo. Carros deste tipo há muitos e se há uns que resistem a praticamente tudo, de mísseis a bombas, passando por metralhadoras pesadas, como os que se vêem ao serviço dos chefes de Estado das grandes potências, outros modelos há que estão limitados a fazer frente a apenas armas de mão, ou seja, as pistolas mais potentes do mercado, muito frequentes em “acertos de conta” no meio do trânsito, ou usadas em tentativas de rapto.

As blindagens mais robustas exigem grandes alterações no veículo e implicam incrementos no peso que tornam mesmo o automóvel mais ligeiro num verdadeiro paquiderme. Mas depois há as blindagens mais ligeiras, as tais que resistem a ataques de pistolas como as 44 Magnum, que protegem quem viaja a bordo com apenas um ligeiro incremento de peso. Uma das empresas especializadas neste tipo de blindagem mais leve, denominada B4, é a AddArmor, com sede em Los Angeles.

Esta firma diz-se capaz de blindar qualquer tipo de veículo, o que consegue com vidros especiais e fibra de aramida, também conhecida por Kevlar, o mesmo material que é utilizado nos coletes à prova de bala. A pedido de um cliente desconfiado, a AddArmor blindou um Ferrari 458 Speciale, um modelo equipado com um V8 com 4,5 litros de capacidade, que debita 605 cv e pesa 1470 kg, antes dos necessários reforços.

Depois de a protecção estar instalada, o Ferrari viu o seu peso ser elevado em 70 kg, o que a AddArmor conseguiu reduzir para apenas 30 kg ao montar tudo o que é acessórios da marca italiana em fibra de carbono, para poupar uns quilos. Para a “dieta” também contribuiu a troca do escape original por outro da Capristo, que assegura um ganho de 30 kg e 40 cv, embora o nível de ruído aumente consideravelmente.

Este Ferrari 458 Speciale, com blindagem B4, tem um valor aproximado de 625 mil dólares, cerca de 508.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR