Os produtores de animais, como raças autóctones e exóticos, podem concorrer até quarta-feira dia 30 de dezembro, a um apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 de 16 milhões de euros para a conservação e melhoramento dos recursos genéticos.

De acordo com um aviso publicado no ‘site’ do PDR 2020, as candidaturas devem assegurar a conservação e melhoramento dos recursos genéticos animais, raças autóctones e exóticos, “os trabalhos de caracterização genética”, promover “o progresso das características de interesse em cada raça”, bem como recolher e conservar material genético no banco português de germoplasma animal.

O aviso, com uma dotação total de 16 milhões de euros, abrange todo o território do continente.

Apenas é admitida uma candidatura por raça.

Os apoios são concedidos anualmente sob a forma de subvenção não reembolsável e as candidaturas podem ser submetidas no ‘site’ do Portugal 2020 ou do PDR 2020.

O Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal foi aprovado na sequência de decisão de Comissão Europeia em dezembro de 2014 e visa o apoio às atividades do setor agrícola assentes numa gestão eficiente dos recursos.