Nas últimas horas do último dia do ano, a surpresa do ano: Nelson Évora, campeão olímpico em 2008 que estava sem clube desde o final de outubro após ser dispensado pelo Sporting, assinou pelos espanhóis do Barcelona.

Sem mínimos e sem contrato: Sporting dispensa Nelson Évora e João Costa mas mantém aposta no Projeto Olímpico

Apesar de assinar pelos catalães, o atleta do triplo salto vai continuar a trabalhar com o cubano Ivan Pedroso em Guadalajara, onde vive há alguns anos desde que treina com o antigo campeão mundial do salto em comprimento, e onde fazia a preparação tendo em vista os mínimos para a presença nos Jogos de Tóquio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter sido campeão mundial em 2007, em Osaka, Nelson Évora sagrou-se o quarto campeão olímpico de Portugal depois de Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, o primeiro em disciplinas que não de fundo (os dois primeiros ganharam a maratona, a última venceu nos 10.000 metros), no ano seguinte, em Pequim. Ainda em 2008, o saltador tinha ganho o bronze nos Mundiais de Pista Coberta de Valência, ao passo que em 2009 alcançou a prata nos Mundiais ao Ar Livre de Berlim (a que juntaria mais um ouro, neste caso nas Universíadas).

Nelson Évora. Uma década depois de Pequim, há dez razões para que Tóquio 2020 não seja um salto maior do que a perna

Seguiu-se um período com lesões graves que lhe tiraram algumas grandes provas ao atleta mas uma constante capacidade de se renovar e voltar aos melhores resultados internacionais em anos quase consecutivos: ouro nos Europeus de Pista Coberta de Praga em 2015, bronze nos Mundiais ao Ar Livre de Pequim em 2015, ouro nos Europeus de Pista Coberta de Belgrado em 2017, bronze nos Mundiais ao Ar Livre de Londres em 2017, ouro nos Europeus ao Ar Livre de Londres em 2018, bronze nos Mundiais de Pista Coberta de Birmingham em 2018, prata nos Europeus de Pista Coberta de Glasgow em 2019. Pelo meio, terminou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na sexta posição, fazendo a melhor marca da temporada na prova (em 2012 estava lesionado).

Nelson Évora conquista medalha de prata nos Europeus de Pista Coberta

Nelson Évora, que ganhou vários títulos coletivos e individuais no plano nacional, teve outra particularidade de passar pelos três “grandes”: começou no FC Porto (2002-2004), esteve mais de uma década no Benfica (2004-2017) e passou os últimos três anos no Sporting (2017-2020), onde foi apresentado no Estádio José Alvalade.

Nelson Évora e a naturalização de Pichardo: “Foi um ataque pessoal. Não sei porque é que deram a volta ao mundo para fazer esta borrada”