A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira vão estar na segunda-feira com aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros fortes, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Na Costa Sul, o aviso vermelho estende-se entre as 12h e as 15h e nas regiões montanhosas entre as 11:00 e as 17h. Antes, desde as 09h, estas duas regiões estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave, igualmente devido à chuva.

Também a costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo ficarão sob aviso laranja, (o segundo mais grave) entre as 09h as 15h de segunda-feira devido à chuva.

Com exceção da Costa Norte, todo o resto do arquipélago estará sob aviso amarelo na segunda-feira, por causa do vento forte que pode chegar aos 90 quilómetros por hora nas regiões montanhosas e aos 70 Km/h nas restantes.

O aviso vermelho do IPMA corresponde a uma “situação meteorológica de risco extremo” e é pedido às pessoas que se mantenham “regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR