O Irão emitiu um mandado de captura esta terça-feira contra Donald Trump e de outros 47 oficiais americanos; e pediu ajuda à Interpol para levar o plano avante. Para o efeito, o país emitiu um mandado vermelho e enviou-o à organização internacional, revela a Al Jazeera.

Na origem do mandado está o envolvimento do presidente norte-americano, juntamente com outros responsáveis políticos, na morte do general Qassem Soleimani em janeiro do ano passado. O Irão está “a acompanhar muito seriamente a perseguição e punição daqueles que executaram este crime“, disse Gholamhossein Esmaili, porta-voz do ministério da Justiça iraniano.

Os Estados Unidos mataram Qassem Soleimani em janeiro de 2020 e Donald Trump justificou a sua ação dizendo que o comandante da força de elite iraniana Al-Quds estava a “preparar ataques tenebrosos”.

Quem é Qassem Soleimani, o general de elite do Irão morto pelos EUA?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta não é o primeiro mandado de captura que o Irão envia à Interpol. Em junho de 2020, o procurador de Teerão Ali Alqasimehr acusou Trump e mais de 30 outras pessoas pelo envolvimento no assassinato de Qassem Soleimani. No entanto, a Interpol rejeitou ajudar o país.

Irão pede ajuda à Interpol para capturar Presidente Donald Trump

Como Donald Trump vai deixar o cargo de presidente a 20 de janeiro, alguns responsáveis iranianos esperam que o mandado de captura seja eficaz desta vez.