789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Depressão Filomena traz vento, chuva e mar agitado para o sul do país e a Madeira. Pode nevar na ilha

Este artigo tem mais de 3 anos

A partir desta quarta-feira, Madeira e o sul do continente vão ter vento forte, chuva e agitação marítima causados pela depressão Filomena e 18 distritos continuam sob aviso amarelo devido ao frio.

Os Açores estão sob aviso amarelo por causa da chuva, do vento forte e da agitação marítima
i

Os Açores estão sob aviso amarelo por causa da chuva, do vento forte e da agitação marítima

Os Açores estão sob aviso amarelo por causa da chuva, do vento forte e da agitação marítima

O arquipélago da Madeira e o sul de Portugal continental vão ser afetados a partir desta quarta-feira à tarde e até sexta-feira por vento forte, chuva e agitação marítima associados à passagem da depressão Filomena, segundo o IPMA. Os dias continuam também muito frios, mantendo-se os 18 distritos sob aviso amarelo devido às baixas temperaturas.

Primeira semana do ano começa com uma onda de ar frio. Seis dias com temperaturas (muito) abaixo da média

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisa que os efeitos da depressão Filomena, que está centrada a sul do arquipélago dos Açores e associada a um sistema frontal de atividade moderada a forte, vão afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira e no sul do continente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Madeira os efeitos da depressão serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, prolongando-se até ao final da manhã de sexta-feira, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 110 quilómetros por hora nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Associado a esta depressão, prevê-se um aumento da agitação marítima na costa norte e em Porto Santo, com ondas de noroeste e altura significativa de 4 a 5 metros, passando a ondas de nordeste com 5 a 6 metros na sexta-feira”, adianta o IPMA.

Por causa da depressão, estão também previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada. Na sexta-feira, há também a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira até final da manhã.

Na sequência da situação meteorológica, o IPMA emitiu aviso laranja para as regiões montanhosas da ilha da Madeira entre as 18h00 de quarta-feira e as 12h00 de quinta-feira por causa do vento forte de norte/nordeste, com rajadas até 120 quilómetros por hora. A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo também estão sob aviso laranja por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de nordeste com 5 a 6 metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima entre as 21h00 de quinta-feira e as 06h00 de sexta-feira. O IPMA colocou esta quarta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir desta quarta-feira e até às 06h00 de sexta-feira.

Em Portugal continental, os efeitos da depressão serão sentidos essencialmente na região Sul entre a tarde de quarta-feira e sexta-feira, prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 quilómetros por hora) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 quilómetros por hora.

Está também prevista a ocorrência de precipitação na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro apenas no sábado, com possibilidade de queda de neve acima de 700/900 metros. A previsão aponta ainda para um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve entre a tarde de quarta-feira e a manhã de dia quinta-feira, com ondas de sueste até 2,5 metros.

No continente, todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao tempo frio até às 09h00 de quinta-feira. O distrito de Faro está ainda (entre as 15h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima.

Nos Açores, os grupos ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) estão sob aviso amarelo por causa do vento e da agitação marítima até às 18h00 de quarta-feira (19h00 em Lisboa). O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva até às 12h00 de quarta-feira (13h00 em Lisboa) e de vento forte até às 00h00 de quinta-feira (01h00 em Lisboa).

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora