Os municípios de Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pera são os únicos nos distritos de Coimbra e Leiria que não estão sujeitos ao recolher obrigatório no próximo fim de semana.

Os concelhos integram a lista dos 25 que ficaram de fora das restrições das mais severas para sábado e domingo anunciadas na quinta-feira pelo primeiro-ministro António Costa, por estarem no nível de risco moderado, inferior a 240 casos por 100 mil habitantes.

No entanto, os autarcas dos dois municípios manifestam grandes preocupações com a situação nos seus territórios, habitados por pessoas que, na sua maioria, são idosas e representam maior risco.

Acho que esta situação é essencialmente o resultado da atitude das pessoas no dia-a-dia. Portanto, aqui não há milagres, depende do comportamento de cada um, pois todos já chegámos à conclusão que de repente a situação altera-se”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

Para José Brito Dias, a atual classificação (risco moderado) “deve-se essencialmente ao cuidado que as pessoas têm e isso é fundamental”, mais do que “muitas iniciativas e medidas que o município possa tomar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se as pessoas não estiverem conscientes de que realmente têm de ter um comportamento adequado ao período grave que vivemos, as medidas por si não surtem efeito”, frisou o autarca, que, no período de confinamento, a seguir ao início da pandemia, temeu um grande aumento de casos devido ao regresso da população radicada noutros pontos do país.

O presidente do município da Pampilhosa da Serra, situado no interior do distrito de Coimbra, com cerca de 5.000 habitantes, salienta que o concelho esteve “praticamente sem casos” entre março e outubro, “apesar de ter estado repleto de pessoas, principalmente nos meses de julho, agosto e setembro”.

“No confinamento, as pessoas optaram por vir para a sua terra, porque tinham condições para estarem em teletrabalho e era totalmente diferente do que estar num apartamento”, sublinhou.

Para a presidente da Câmara da Castanheira de Pera, a pandemia da Covid-19 “é uma situação muito preocupante, pelo que o risco moderado não deixa ninguém descansado, já que os municípios vizinhos, onde residem ou trabalham pessoas do concelho (e vice-versa), estão com situações complicadas”.

Segundo Alda Correia, o baixo número de casos e de pessoas em vigilância no concelho “não deixa ninguém tranquilo”, pelo que apela à população a manter um comportamento cívico responsável para que o número de casos não dispare.

À agência Lusa, a autarca salientou o comportamento da população até à data e exortou os munícipes a serem “ainda mais responsáveis” para que se evite o estrangulamento dos serviços de saúde.

Situado na vertente sul da Serra da Lousã, o concelho da Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, é habitado por pouco mais de 3.000 pessoas.

A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter recolher obrigatório entre as 13h00 e as 05h00.

A proibição de circulação entre concelhos aplica-se, no entanto, a todo o território.

O Governo decidiu na quinta-feira “estender as regras atualmente em vigor” no combate à pandemia no território continental, no âmbito do novo estado de emergência, determinando ainda uma “medida cautelar” no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.